A Vicunha, em parceria com o SESI Ceará, anuncia o desenvolvimento do projeto de saúde HealthTrack: Cuidado Inteligente para a Saúde do Trabalhador. A iniciativa pioneira, que utiliza inteligência artificial (IA) para promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores, tem foco especial na prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. O projeto foi contemplado no Edital de Saúde Conectada, parte da Plataforma de Inovação para a Indústria do SESI e SENAI nacionais.
Com investimento de R$1 milhão, o HealthTrack visa desenvolver uma solução digital que realiza o monitoramento contínuo de saúde dos trabalhadores da Vicunha por meio de Inteligência Artificial e machine learning (ML). Essa tecnologia será direcionada, inicialmente, a colaboradores com sobrepeso e obesidade, oferecendo acompanhamento personalizado para prevenir complicações de saúde e melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho.
Inteligência Artificial no Projeto HealthTrack
A tecnologia desenvolvida no âmbito do projeto transforma a jornada de saúde dos trabalhadores através de um sistema que integra telemedicina e IA. A jornada começa com uma triagem inicial, onde dados como peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC) e exames laboratoriais são coletados de forma digital. A partir dessas informações, a IA cria um diagnóstico inicial utilizando algoritmos preditivos para determinar o risco de complicações de saúde e elabora um plano de cuidados personalizado para cada trabalhador.
Outro aspecto importante da iniciativa é o monitoramento contínuo: dados atualizados são inseridos pelos trabalhadores e analisados em tempo real por algoritmos de machine learning, que ajustam recomendações e geram alertas automaticamente quando há risco de agravamento da saúde. A IA permite que as intervenções sejam proativas e sinalizam tanto para o trabalhador quanto para a equipe de saúde ocupacional quando há necessidade de ajustes no plano de cuidado.
Com essa abordagem inovadora, o HealthTrack busca impactar positivamente diversos indicadores de saúde e segurança no trabalho, incluindo:
- Redução do absenteísmo em 10%, por meio da prevenção de problemas de saúde;
- Diminuição de 15% nos acidentes de trabalho relacionados a condições de saúde;
- Redução de complicações associadas ao sobrepeso e obesidade em 15%;
- Aumento da adesão ao tratamento e às recomendações de saúde em 25%.
“Em 2025, daremos mais um passo na evolução de SSMA com a terceira versão do nosso programa de saúde, segurança e meio ambiente, o Pra Ser Vicunha. Essa atualização incluirá a gestão de cuidado coordenado como parte do Pra Ser Saúde, objetivando a individualização do acompanhamento da nossa gente com relação à saúde. O HealthTrack será um marco para a indústria e complementará a promoção da saúde na Vicunha, utilizando inovação tecnológica para fomentar uma cultura de saúde integrada. A ferramenta incentivará hábitos saudáveis e o cuidado contínuo entre os trabalhadores”, afirma Alexandre Ferreira, diretor de Recursos Humanos da Vicunha.
De acordo com ele, o programa Pra Ser Saúde vai permitir que essa iniciativa inovadora do HealthTrack proporcione uma gestão mais eficaz da saúde individual, além de fortalecer a cultura corporativa da Vicunha, promovendo um ambiente em que cada trabalhador se sinta valorizado e cuidado. “Acreditamos que a produtividade esteja diretamente conectada ao bem-estar da nossa gente, e este projeto reafirma nosso compromisso com a qualidade de vida no ambiente de trabalho”.
–
Sobre a Vicunha
Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com 56 anos de atuação, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity.
Imprensa: vicunha@inpresspni.com.br