Crédito: Luís Vieira

A Feira Tecnomoda, referência nacional no setor de componentes, materiais e soluções para a indústria da moda, vai realizar a sua próxima edição durante os dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, reforçando o seu papel como elo entre inovação e produção, em um mercado que se transforma constantemente. Criada para atender fabricantes de calçados, vestuário, artefatos, móveis, artigos de decoração e o setor de es-tofamento automotivo, a feira nasceu com a missão de antecipar tendências, apresentar novos materiais e inspirar criações que estarão nas vitrines nas próximas estações. “A moda é evolu- tiva por natureza. Ela exige rapidez, criatividade e adaptação. E a Tecno-moda surgiu para oferecer exatamente isso: um espaço onde a indústria se prepara para o que vem a seguir”, ex-plica o diretor Ricardo Michaelsen.

Experiências ao vivo

Entre os destaques da edição de 2026 está o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas, que permitirá aos visitantes acompanharem ao vivo o processo completo de produção de bolsas femininas, reforçando a proposta da feira de oferecer experiências interativas e educativas. “Os visitantes, mais do que simplesmente assistir o processo de desenvolvimento das matérias-primas em bolsas, poderão conversar com os técnicos das empresas participantes e com os profissionais que estarão atuando ao longo da linha de produção para poderem esclarecer dúvidas sobre os processos, materiais ou equipamentos utilizados”, destaca o consultor do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Model, que coordena toda a operacionalidade da fábrica, numa parceria inédita entre o instituto e a feira. Ao todo, serão montados na feira três modelos de bolsas feitas com materiais reaproveitados. As criações são da Compor Digital, e um dos modelos será produzido com materiais também reutilizados fornecidos pela Ambiente Verde.

 

Um encontro estratégico para transformar a produção

Com expositores dos seg­mentos de couro, sintéticos, laminados, tecidos, componentes, máquinas, componentes para calçados e tecnologia, a feira se posiciona como ponto de encon­tro decisivo para fabricantes que buscam desenvolver suas próximas coleções com inovação, custo-bene­fício e diferenciação no mercado.

A participação maciça do seg­mento de couros e químicos para couros é outro motivo de orgulho para a feira desde a sua primeira edição. Segundo os organizadores, até o fechamento desta matéria, já estavam confirmados 32 curtumes, com uma importante participação de couros exóticos de peixes e aves­truz, além dos tradicionais como vacum e mestiço, e 10 empresas fornecedoras de produtos quími­cos para o segmento. Com isso a Tecnomoda reafirma o status de ser – desde a sua origem – a feira com o maior número de curtumes bra­sileiros entre todas realizadas não apenas no Brasil, mas na América Latina. E agora também se tor­nou uma das que reúnem a maior quantidade de indústrias químicas para couros. A presença do segmen­to de laminados sintéticos é outro exemplo de sucesso da feira, com a confirmação das maiores fabrican­tes do segmento no País.

A localização estratégica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é um diferencial que facilita o acesso a indústrias de médio e pequeno porte da macrorregião Su­deste, Sul Nordeste e Centro-Oeste do País – abrangendo polos produti­vos em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.

 

 

Crédito: Compor Digital

Crédito: Compor Digital

Vitrine do futuro

Em sua edição anterior, a feira atraiu visitantes de diversas partes do Brasil. A expectativa para 2026 é de crescimento em visitação, criando projeções positivas para a geração e encaminhamento de negócios durante o evento e nos meses seguintes.

Além disso, o mix de produtos ex­postos também será maior. Entre os expositores confirmados está a Qui­mifinish, que participa da feira desde a sua primeira edição. Em 2025, um dos destaques da empresa foi o lan­çamento do produto Quimilicker LRS, um compacto de engraxantes e po­límeros desenvolvido especialmente para aplicação em raspa e calçados de segurança, reforçando o compromis­so com inovação e qualidade. Para a próxima edição, a empresa destacará a dupla UP, que representa a principal inovação em seu portfólio.

 

 

Quimisoft KP é um produto de recurtimento desenvolvido para pro­porcionar maior intensidade de cor e um toque diferenciado em nobucks e camurças. Complementarmente, o Finish UP KP é um produto de acaba­mento criado para realçar ainda mais essas características, oferecendo per­formance superior e resultados de alta qualidade. “Essa combinação reforça nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento de soluções inova­doras e com a excelência nos acaba­mentos destinados ao mercado de couros especiais”, comenta o gerente comercial da empresa, Gilmar Perei­ra Lourenço, comentando que “a feira nos motiva a participar de todas as edições por proporcionar um ambien­te propício para novos negócios, apre­sentação de tendências e um novo olhar para o setor”.

As propostas da Tecnomoda são pensadas também a partir de análises de comportamento e tendências, atra­vés da parceria com o Studio Compor, para antecipar – tanto para os exposi­tores quanto para os visitantes – o que será tendência de consumo no futuro próximo.

“A feira não é apenas um espaço de exposição, mas uma ferramenta de estratégia para toda a cadeia pro­dutiva. Aqui se discutem novas ideias, tecnologias e formas de fazer – o que se traduz, lá na frente, em produtos que o consumidor encontra nas lojas”, reforça o sócio de Ricardo e diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, lembran­do que o objetivo é democratizar o acesso à informação e aos lançamen­tos, aproximando fornecedores dos fabricantes.

Transformações e desafios da moda contemporânea

Em um setor que vive em um esta­do de constante transformação, com a demanda crescente por sustentabi­lidade, personalização e agilidade, a Tecnomoda se posiciona como respos­ta concreta aos desafios da indústria brasileira. Os profissionais que passam pela feira não apenas descobrem no­vos materiais, mas acessam soluções para otimizar processos produtivos, agregar valor às coleções e atender às exigências de um consumidor cada vez mais exigente.

 

M&L COMUNICAÇÃO

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104