Crédito: Luís Vieira
A Feira Tecnomoda, referência nacional no setor de componentes, materiais e soluções para a indústria da moda, vai realizar a sua próxima edição durante os dias 4 e 5 de fevereiro de 2026, no Alcans Hall, em Ribeirão Preto/SP, reforçando o seu papel como elo entre inovação e produção, em um mercado que se transforma constantemente. Criada para atender fabricantes de calçados, vestuário, artefatos, móveis, artigos de decoração e o setor de es-tofamento automotivo, a feira nasceu com a missão de antecipar tendências, apresentar novos materiais e inspirar criações que estarão nas vitrines nas próximas estações. “A moda é evolu- tiva por natureza. Ela exige rapidez, criatividade e adaptação. E a Tecno-moda surgiu para oferecer exatamente isso: um espaço onde a indústria se prepara para o que vem a seguir”, ex-plica o diretor Ricardo Michaelsen.
Experiências ao vivo
Entre os destaques da edição de 2026 está o projeto Fantástica Fábrica de Bolsas, que permitirá aos visitantes acompanharem ao vivo o processo completo de produção de bolsas femininas, reforçando a proposta da feira de oferecer experiências interativas e educativas. “Os visitantes, mais do que simplesmente assistir o processo de desenvolvimento das matérias-primas em bolsas, poderão conversar com os técnicos das empresas participantes e com os profissionais que estarão atuando ao longo da linha de produção para poderem esclarecer dúvidas sobre os processos, materiais ou equipamentos utilizados”, destaca o consultor do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Paulo Model, que coordena toda a operacionalidade da fábrica, numa parceria inédita entre o instituto e a feira. Ao todo, serão montados na feira três modelos de bolsas feitas com materiais reaproveitados. As criações são da Compor Digital, e um dos modelos será produzido com materiais também reutilizados fornecidos pela Ambiente Verde.
Um encontro estratégico para transformar a produção
Com expositores dos segmentos de couro, sintéticos, laminados, tecidos, componentes, máquinas, componentes para calçados e tecnologia, a feira se posiciona como ponto de encontro decisivo para fabricantes que buscam desenvolver suas próximas coleções com inovação, custo-benefício e diferenciação no mercado.
A participação maciça do segmento de couros e químicos para couros é outro motivo de orgulho para a feira desde a sua primeira edição. Segundo os organizadores, até o fechamento desta matéria, já estavam confirmados 32 curtumes, com uma importante participação de couros exóticos de peixes e avestruz, além dos tradicionais como vacum e mestiço, e 10 empresas fornecedoras de produtos químicos para o segmento. Com isso a Tecnomoda reafirma o status de ser – desde a sua origem – a feira com o maior número de curtumes brasileiros entre todas realizadas não apenas no Brasil, mas na América Latina. E agora também se tornou uma das que reúnem a maior quantidade de indústrias químicas para couros. A presença do segmento de laminados sintéticos é outro exemplo de sucesso da feira, com a confirmação das maiores fabricantes do segmento no País.
A localização estratégica em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, é um diferencial que facilita o acesso a indústrias de médio e pequeno porte da macrorregião Sudeste, Sul Nordeste e Centro-Oeste do País – abrangendo polos produtivos em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e interior de São Paulo.
Crédito: Compor Digital
Crédito: Compor Digital
Vitrine do futuro
Em sua edição anterior, a feira atraiu visitantes de diversas partes do Brasil. A expectativa para 2026 é de crescimento em visitação, criando projeções positivas para a geração e encaminhamento de negócios durante o evento e nos meses seguintes.
Além disso, o mix de produtos expostos também será maior. Entre os expositores confirmados está a Quimifinish, que participa da feira desde a sua primeira edição. Em 2025, um dos destaques da empresa foi o lançamento do produto Quimilicker LRS, um compacto de engraxantes e polímeros desenvolvido especialmente para aplicação em raspa e calçados de segurança, reforçando o compromisso com inovação e qualidade. Para a próxima edição, a empresa destacará a dupla UP, que representa a principal inovação em seu portfólio.
O Quimisoft KP é um produto de recurtimento desenvolvido para proporcionar maior intensidade de cor e um toque diferenciado em nobucks e camurças. Complementarmente, o Finish UP KP é um produto de acabamento criado para realçar ainda mais essas características, oferecendo performance superior e resultados de alta qualidade. “Essa combinação reforça nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento de soluções inovadoras e com a excelência nos acabamentos destinados ao mercado de couros especiais”, comenta o gerente comercial da empresa, Gilmar Pereira Lourenço, comentando que “a feira nos motiva a participar de todas as edições por proporcionar um ambiente propício para novos negócios, apresentação de tendências e um novo olhar para o setor”.
As propostas da Tecnomoda são pensadas também a partir de análises de comportamento e tendências, através da parceria com o Studio Compor, para antecipar – tanto para os expositores quanto para os visitantes – o que será tendência de consumo no futuro próximo.
“A feira não é apenas um espaço de exposição, mas uma ferramenta de estratégia para toda a cadeia produtiva. Aqui se discutem novas ideias, tecnologias e formas de fazer – o que se traduz, lá na frente, em produtos que o consumidor encontra nas lojas”, reforça o sócio de Ricardo e diretor da Tecnomoda, Ismael Zimmer, lembrando que o objetivo é democratizar o acesso à informação e aos lançamentos, aproximando fornecedores dos fabricantes.
Transformações e desafios da moda contemporânea
Em um setor que vive em um estado de constante transformação, com a demanda crescente por sustentabilidade, personalização e agilidade, a Tecnomoda se posiciona como resposta concreta aos desafios da indústria brasileira. Os profissionais que passam pela feira não apenas descobrem novos materiais, mas acessam soluções para otimizar processos produtivos, agregar valor às coleções e atender às exigências de um consumidor cada vez mais exigente.
M&L COMUNICAÇÃO