Projeto do SENAI CETIQT promoverá mudança econômica na vida de rendeiras do Sergipe

Preservando as tradições culturais, a capacitação é realizada em parceria com o Governo do Estado de Sergipe

 

Lançado em julho, na cidade de Divina Pastora, no interior de Sergipe, o Projeto RendaVeste Sergipe – Conexão Artesanato & Moda é uma ação que visa capacitar rendeiras em moda, para que elas possam variar a oferta de produtos e se tornarem protagonistas nos seus processos de criação. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAI CETIQT, Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), e do grupo de artesãs da Renda Irlandesa – patrimônio imaterial do estado.

 

Durante 12 meses, serão oferecidas mentorias, sobre diversos temas, voltadas para o design de moda. “O projeto é iniciado no diagnóstico, para entendermos a realidade das artesãs e as características e necessidades do artesanato. Teremos duas semanas de oficinas abertas ao público com conteúdo sobre design, criação e gestão. Depois iremos ministrar capacitações em design, modelagem e costura, para a criação do projeto de moda a partir da Renda Irlandesa”, explica o Consultor Técnico do SENAI CETIQT, Alexandre Bojar.

 

Na última etapa do projeto, as rendeiras e marcas de moda autoral do estado se conectarão para lançarem uma coleção cápsula, que levará o Selo RendaVeste, concedido para os integrantes do projeto. A coleção será apresentada durante um desfile em um evento do Governo. 

Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, a perspectiva é fortalecer o talento das rendeiras de renda irlandesa de Sergipe: “Com isso, agregamos valor ao seu produto, oportunizando a criação de novos produtos baseados no design, na moda, e gerando um retorno maior para essas que mantém acesa a nossa cultura, nossa ancestralidade, que vem sendo passada de geração em geração, e que sobrevive no mundo inteiro unicamente aqui no estado de Sergipe”, considera.

 

Dentre outros serviços metrológicos e de consultoria, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT, também oferece um portifólio de projetos customizados, que conectam moda e artesanato, com o objetivo de promover o desenvolvimento territorial pela ótica da moda. O projeto RendaVeste representa esse compromisso com a qualidade e autenticidade na criação de produtos de moda.

Todo o projeto tem como objetivo compartilhar ferramentas de design para que as artesãs da Renda Irlandesa possam se tornar criadoras da identidade de seus produtos e sejam capazes de inovar em suas produções, ampliando assim as oportunidades de negócios.”, conclui, Alexandre Bojar.

 

O SENAI CETIQT  

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT, é um centro de referência na geração de conhecimento para a cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, que sempre esteve em sintonia com as demandas específicas e tendências de futuro da indústria brasileira.  

Comemorando 75 anos em 2024, desde o início o CETIQT se estruturou para atender ao desenvolvimento estratégico das indústrias nacionais.  

Hoje o centro atua na promoção de uma indústria sustentável, inovadora e competitiva, investindo nas áreas de sustentabilidade e economia circular, por meio da oferta de consultorias, projetos de estudos, pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos, novos processos e recursos naturais; além de se dedicar às formações profissionais e consultorias para o desenvolvimento da cadeia produtiva da moda. 

O SENAI CETIQT é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI) e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. 

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104