As marcas estão investindo em coleções mais assertivas e que tenham conexão com o seu público. Este ano, estarão em alta os tecidos naturais e peças com aspecto clean que valorizam o conforto e deixam a modernidade a cargo da modelagem

Crédito imagem: Freepik


 

Segundo estudo do IEMI – Inteligência de Mercado – Mercado Potencial de Moda Infantil e Bebê no Brasil 2024, a produção de roupas infantis e de bebê no Brasil bateu 1,1 bilhão de peças. As importações atingiram índices expressivos: subiram 15,7%, superando 145 milhões de peças. Com isso, a participação das roupas de fora no mercado interno passou dos 11%. Só em 2023, o mercado de moda infantil no Brasil movimentou mais de R$ 31 bilhões.
 

Com o cenário infantojuvenil mais aquecido, especialistas acreditam que questões como diversidade, inclusão e sustentabilidade tendem a crescer e ganhar mais espaço nas coleções. “O processo de sustentabilidade, por exemplo, já começa desde as tecelagens, adaptando todas as fases de fabricação dos tecidos para evitar o impacto na natureza e também para não deixar resíduos. O mercado infantil tem mudado muito nos últimos anos, todo ecossistema está se moldando às novas necessidades e demandas da sociedade. Em breve estes temas não serão mais tratados como um diferencial da marca, eles farão parte do seu posicionamento”, afirma Kátia Duarte, Coolhunter e Founder do Pop Pop.
 

Aliado a isso, é inegável o poder das redes sociais em influenciar as tendências do mercado. “Depois da globalização, não existem mais barreiras para as tendências e muito menos para atrair o interesse de diferentes consumidores. A geração alpha (nascidos entre 2010-2025) tem sido influenciada pelos “looks” dos influenciadores e este comportamento acaba sendo refletido na moda, seja pelas collabs, pelo uso dos personagens, pelos dupes (imitações). Os lojistas e fabricantes precisam estar atualizados para não perder o timing e aproveitar o que hoje já chamamos de microtendências”, ressalta Duarte.
 

Segundo a especialista, em 2025 as principais tendências de moda infantojuvenil serão “super comerciais” e vão valorizar o estilo único de cada criança ou jovem. As marcas estão investindo em coleções mais assertivas e que tenham conexão com o seu público. O setor aposta em tecidos naturais e peças com aspecto clean que valorizam o conforto e deixam a modernidade a cargo da modelagem e muita referência do mar – estilo náutico – e das praias – estilo praiano e descontraído.
 

Arena do Conhecimento

Duarte será palestrante pela quarta vez da Arena do Conhecimento, um espaço dedicado a apresentações e debates sobre as novidades e tendências do setor, durante a FIT 0/16 e a Pueri Expo, que serão realizadas entre os dias 27 e 29 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. “Sou especialista em moda infantil e trabalho como pesquisadora, por isso sempre apresento nas palestras que faço para empresários e profissionais do setor as principais tendências de comportamento, consumo e moda. A Arena do Conhecimento tem um papel importante para o evento, afinal muito lojista chega nas feiras sem conhecer as tendências e isso pode ser um empecilho para uma compra assertiva. Por isso eu crio todo o conteúdo da palestra para que ele sinta-se preparado para fazer bons negócios”, ressalta.

 

Serviço:

FIT 0/16 e Pueri Expo

Data: 27 a 29 de abril de 2025

Horário: 10h às 19h 

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP.

 

Sobre a FIT 0/16

A Feira FIT 0/16 é a principal feira de moda do setor infantil da América Latina. Com tendências da moda e confecção para bebês, crianças e adolescentes de até 16 anos, além de enxoval, mobiliário, decoração e muito mais, a feira, voltada apenas para lojistas de todo o país, conta com atrações como desfiles de moda, palestras, estandes, trend forum e consultorias.


Sobre a Pueri Expo

Simultaneamente acontece a Pueri Expo, a única e exclusiva feira focada no setor de puericultura do Brasil, que desenvolve produtos dedicados ao bem-estar, saúde e segurança dos bebês. A feira reunirá expositores focados em puericultura leve e pesada, com diversas novidades do mercado, que incluem cadeiras veiculares, cadeiras para alimentação, cangurus, enxoval, brinquedos, produtos de segurança, móveis, decoração, higiene e cuidados com o bebê, além de uma grade de mais de 160 horas de atrações.


Sobre a Koelnmesse

A Koelnmesse é organizadora internacional de ponta para feiras focadas em equipamentos e enxovais do segmento premium para bebês e crianças. Em Colônia, na Alemanha, a feira líder mundial Kind + Jugend apresenta anualmente os mais novos produtos, tendências e inovações, como plataforma setorial central estabelecida para o comércio global. Além disso, a Koelnmesse está expandindo seu portfólio em nível internacional: na América Latina, a Pueri Expo em São Paulo é a maior feira para produtos de alta qualidade voltados ao segmento de bebês e crianças, reunindo de maneira focada as principais marcas brasileiras e internacionais com compradores e varejistas de toda a região.Com a feira Kind + Jugend ASEAN, essa bem-sucedida marca de feiras lança mais um evento em Bangkok na Tailândia, voltado especificamente às regiões emergentes no sudeste asiático.


 

Galeria de fotos FIT 0/16: Link

Galeria de fotos Pueri Expo:Link

 

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