Evento sociocultural “CarnaRose 2024 – um ato de amor” contará com a participação de médicos oncologistas que irão abordar a prevenção ao câncer de mama e próstata, além das novas formas de tratamento

 

Abram alas para a terceira edição do “CarnaRose 2024 – um ato de amor”. Muito mais que uma ação inspirada no carnaval, este é um encontro anual sociocultural de combate ao câncer de mama e de próstata.  A ideia surgiu quando a atriz e educadora, Roselaine Araujo, vivenciou na família as dores do câncer. A partir daí, decidiu fazer algo para ajudar as vítimas da doença, mas sem esquecer da vivacidade e alegria de quem conseguiu vencer a enfermidade e que pode e deve servir de inspiração para milhões de pessoas.

 

Em 2022, foi realizada a primeira edição do “CarnaRose”, que contou com um desfile carnavalesco e um ciclo de palestras com médicos oncologistas, na Fundação Nossa Senhora Auxiliadora (Centro VivaVida Funsai VI), localizada no histórico bairro do Ipiranga.

 

Agora, em 2024, além da edição que já acontece em SP, a ação solidária será estendida para o Centro Educacional Unificado (CEU das Artes), na cidade de Osasco. Portanto, serão três dias do evento em localidades diferentes. Em SP, o CarnaRose acontece no dia 18/10, no Centro de Convivência Viva Vida (Fundação Nossa Senhora Auxiliadora – Funsai VI).  No dia 24/10, a campanha rosa e azul segue para CEU das Artes Bonança, e dia 29/10, é a vez do CEU das Artes 1º de Maio, em Osasco, na Grande São Paulo.

 

Em ambas as cidades, a programação do CarnaRose contará com apresentações artísticas e rodas de conversa com médicos especialistas no assunto, que mostrarão como é feita a a prevenção atual ao câncer de mama e de próstata. Além disso, a advogada e mestre em Direito, Thaís Jurema Magalhães, irá abordar os direitos da pessoa com câncer. A iniciativa visa unir esses profissionais junto à população de cada localidade para dividir experiências e esclarecer dúvidas.

 

“O CarnaRose é um projeto de conscientização e prevenção ao câncer de mama e próstata, que infelizmente causa mais de 18 mil mortes por ano somente no Brasil. No entanto, a inspiração vem também da alegria de viver de quem enfrentou todas as dificuldades da doença, mas conseguiu vencê-la. Por isso, a música, a dança e a arte estarão presentes para festejar a vitória de quem encontrou a cura e deseja compartilhar experiências positivas com todos nós. É a arte e a cultura a serviço da saúde!”, declara a atriz e produtora cultural, Roselaine Araujo, que vivenciou de perto a batalha contra o câncer ao lado da mãe e do marido que infelizmente não resistiram.

 

Wesley Vieira, coordenador artístico do CEU das Artes, detalha porque abraçou essa ideia. “ O CEU das Artes enxerga nesta iniciativa uma excelente oportunidade para salvar vidas, tratando o tema com leveza e esperança na cura. Beth Parro, diretora-geral do projeto, apoia essa causa tão importante para toda a população. Teremos a participação dos artistas dos dois CEUs e equipes da articulação comunitária para fortalecerem a campanha de autocuidado e prevenção. Além disso, haverá depoimentos de homens e mulheres que superaram esse desafio e agora podem encorajar outras pessoas a seguir o tratamento com fé e confiança!”

 

Os atores Eduardo Silva e Esther Góes, muito queridos do grande público, são padrinhos oficiais do evento desde a primeira edição. Eduardo Silva, que já teve câncer de próstata, lembra que não teve nenhum sinal da doença na época. “Fui fazer o exame incentivado por um grande amigo. Esta é uma doença que avança de modo silencioso. Não tive problemas para urinar ou ter relações, mas quando fiz os exames, descobri que já tinha várias partes da próstata comprometidas. Fiz o tratamento e há anos estou muito bem. Integro a campanha do CarnaRose desde 2022. Esta é uma maneira de alertar às pessoas e incentivar a todos a fazer os exames anuais”, ressalta.

A edição paulista recebeu, desde o início, o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).  Este ano, a ação dentro do CEU das Artes, em Osasco, ganhou o importante apoio da Américas Amigas (Organização da Sociedade Civil), que em parceria com o laboratório DASA, irá ofertar exames gratuitos para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

 

A ação sociocultural também arrecada donativos para auxiliar às pessoas com câncer. Em SP, será feita uma campanha de doação de leite e produtos de higiene para o Centro de Apoio a Criança Com Câncer Marta Kuboiama e, no CEU das Artes, em Osasco, serão recolhidos lenços destinados ao Instituto Romatt de Combate ao Câncer, que contempla mulheres de todas as idades

 

PROGRAMAÇÃO “CARNAROSE 2024”

 

SÃO PAULO

Quando: 18/10/2024 (sexta-feira)

Local: Fundação Nossa Senhora Auxiliadora (Centro de Convivência VivaVida – Funsai VI)

Horário: 13H30 às 17h

Endereço: Rua Dom Luís Lasanha, 255 – Ipiranga, São Paulo – SP.

 

OSASCO

Quando: 24/10/2024 (quinta-feira}

Local: CEU das Artes – Bonança e Yolanda A.A. Ribeiro

Horários:  15h às 17h

Endereço: R. Antônio Jacinto Rangon, 45 – Jd. Bonança – Osasco – SP

 

Quando: 29/10/2024 (terça-feira}

Local: CEU das Artes – 1º de Maio – Camila Rossafa

Horários:  15h às 17h

Endereço: R. Nelson Mandela, s/n – Jardim Primeiro de Maio (Chácara Fazendinha), Osasco – SP

Os atores Edgar Campos e Eduardo Silva, que venceram o câncer de próstata, com a atriz e idealizadora do evento, Roselaine Araujo

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104