Desfiles no Casarão dos Prazeres dias 27/9 (Animale) e 11/10 (Prio) celebram a formação de mais de 100 mulheres, com criações autorais e foco em sustentabilidade e inovação na moda

Foto Divulgação

O Casarão dos Prazeres, no Rio de Janeiro, receberá dois desfiles que marcam a conclusão dos LABs de Moda do Instituto Dona de Si, projeto que há cinco anos transforma a vida de centenas de mulheres por meio da formação em corte, costura e modelagem. A mais recente edição do LAB de Moda Animale encerrará no dia 27 de setembro, às 11h30, enquanto o LAB de Moda Prio realizará sua apresentação final dia 11 de outubro, com horário a confirmar.

No desfile do dia 27, 53 mulheres apresentam os looks que criaram ao longo de três meses de aprendizado — do moodboard à modelagem e costura final. As alunas, divididas em turmas de iniciantes e avançadas, confeccionam peças autorais que traduzem o desenvolvimento conquistado no período. “É o momento em que elas colocam na passarela todo o conhecimento adquirido. Muitas saem prontas para atuar na moda industrial ou empreender, prestando serviços para marcas e produções diversas”, explica Janice Delfim, gestora local do Instituto Dona de Si.

Foto Divulgação

Já o LAB de Moda Prio, em sua primeira edição, trouxe uma novidade: o upcycling como eixo criativo. Ao todo, 60 mulheres trabalharam na transformação de macacões de RPI da empresa, explorando novas possibilidades de design para criar calças, jaquetas, bolsas e acessórios. A confecção das peças foi feita de forma coletiva: elas criaram, cortaram, tingiram e executaram todos os processos juntas. A venda também será coletiva e dividida entre as mulheres participantes.

É a primeira vez que investimos 100% em reaproveitamento de tecido, sem geração de resíduos. O resultado são peças versáteis, produzidas de forma coletiva, com muito experimentalismo e consciência ambiental”, diz Suzana Pires, que estará presente nos dois eventos.

Mais do que um curso, os LABs têm se consolidado como espaços de encontro, autonomia e autoestima. As alunas, vindas não só da comunidade do Morro dos Prazeres como também de diferentes regiões do Rio e da Baixada Fluminense, encontram no Instituto um espaço de troca e fortalecimento.

“A Casa vive cheia, temos fila de espera. Para muitas, é o único momento do dia dedicado a elas mesmas e muitas conquistam sua autonomia financeira com o curso. É costurar sonhos e desejos”, resume Janice.

Com o apoio de marcas parceiras como Animale e Prio, os LABs de Moda do Instituto Dona de Si são programas formativos que oferecem a mulheres em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de transformar o sonho de criar suas próprias roupas em um caminho real de autonomia financeira, por meio de oficinas de corte, costura, modelagem e moda sustentável, além de geração de renda. “Moda é ferramenta de autonomia: quando uma mulher domina a sua própria criação, ela veste também a sua liberdade”, conclui Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si.

Foto Divulgação

Sobre o Instituto Dona de Si

Fundado pela atriz, escritora e empresária Suzana Pires em 2018, o Instituto Dona de Si tem como propósito alavancar talentos de microempreendedoras individuais, entendendo que cada mulher precisa construir ações e crenças de que é empreendedora de si mesma. Desde sua fundação, já acelerou mais de 5 mil mulheres e impactou mais de 500 mil em todo o país.

Fonte: Mario Camelo – Prisma Colab – mario@prismacolab.com.br  – mariocamelo@gmail.com

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104