Desde 2022, a Incofios, que possui uma unidade fabril em Campo Verde, Mato Grosso, conta com o selo Eureciclo, que também garante logística reversa das embalagens comercializadas. 

A indústria têxtil desempenha um papel importante na economia global, e seu desenvolvimento sustentável tem sido um foco crescente para garantir um futuro mais verde. A promoção de iniciativas como a reciclagem, a economia circular e a gestão responsável de resíduos reflete o compromisso da indústria em reduzir o consumo de recursos naturais, como a água, e as emissões de carbono. 

Com essas práticas, a indústria têxtil visa contribuir para um ecossistema mais equilibrado, adotando um modelo de produção cada vez mais alinhado à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.

Em meio a esse cenário, a Incofios, empresa têxtil catarinense e que possui unidade fabril em Campo Verde, Mato Grosso, vem se destacando por suas ações voltadas à sustentabilidade. Em 2023, a empresa conseguiu reaproveitar 98% dos mais de 2 milhões de quilos de resíduos gerados na confecção de seus produtos, resultado de uma forte campanha de reciclagem interna. Apenas 1,77% do lixo produzido foi destinado a aterros sanitários, demonstrando o compromisso da Incofios com a gestão ambiental responsável e a redução do impacto ambiental.

Conforme o Diretor  da empresa, Edson Augusto Schlogl, o programa de conscientização da Incofios é baseado na metodologia 5S, conjunto desenvolvido no Japão e que tem o objetivo de incentivar um ambiente de trabalho limpo e organizado. “A partir dessa metodologia realizamos a coleta seletiva, garantindo um destino adequado para todos os resíduos. A nossa matéria prima principal, o algodão, também é altamente aproveitado e os resíduos são transformados em briquetes – pequenos blocos que podem ser utilizados em caldeiras”, destaca. 

Além disso, desde 2022, a empresa possui o selo verde Eureciclo em suas embalagens, um certificado que garante que, para cada embalagem comercializada, outra equivalente é reciclada. Essa prática faz parte do esforço contínuo de promover a logística reversa, que é o processo de recolhimento e reaproveitamento de resíduos pós-consumo, garantindo que embalagens e materiais não se tornem poluentes, mas sim recursos recicláveis.

Para a Incofios, a logística reversa é um pilar fundamental para a economia circular, pois promove a coleta e o reaproveitamento de resíduos sólidos e embalagens após o consumo. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, empresas que produzem, comercializam ou importam embalagens são obrigadas a destinar corretamente ao menos 22% dos resíduos gerados. A Incofios, por meio do selo Eureciclo, não só cumpre, mas supera essa exigência. “Com a inclusão do selo em nossas embalagens, nós reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade. Nós vamos além do mínimo exigido pela legislação, ajudando a estimular e valorizar a cadeia de reciclagem, que é crucial para aumentar as taxas de reciclagem no país”, afirma Edson.

Selo Eureciclo

Desde 2017, a Eureciclo tem trabalhado com mais de 275 centrais de triagem no Brasil, evitando que milhões de toneladas de materiais como papel, vidro, metal e plástico sejam descartados em aterros e lixões. Além de ajudar o meio ambiente, a iniciativa também gera impacto social positivo, com mais de R$ 36 milhões destinados a cooperativas e operadores parceiros.

Sobre a Incofios

Com sede em Indaial, Santa Catarina, e unidade fabril em Campo Verde, Mato Grosso, a Incofios é uma referência na produção de fios de algodão. Produzindo em média 2.500  toneladas de fios por mês, a empresa alia expansão e sustentabilidade. Em 2023, reafirmou seu compromisso ambiental ao reciclar 98% dos resíduos gerados e minimizar a destinação de materiais para aterros, promovendo uma produção mais limpa e consciente.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104