Primeira turma de curso gratuito voltado à comunidade concluiu o curso nesta quinta-feira (17), na Altenburg, em Blumenau.
A Altenburg, líder na fabricação de travesseiros na América Latina e uma das maiores indústrias têxteis do país, acaba de formar – e empregar – novas costureiras recém capacitadas. A empresa, que desde 2016 realiza cursos de costura industrial voltados exclusivamente a colaboradores, resolveu abrir a iniciativa para a comunidade em geral pela primeira vez este ano. A cerimônia de formatura da primeira turma foi realizada nesta quinta-feira (17), na sede principal da empresa, em Blumenau. Desde o início do programa, a Altenburg já capacitou mais de 160 profissionais.
Segundo Jaqueline Reiter, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Altenburg, há no mercado uma escassez de pessoas que saibam desempenhar as atividades de costura industrial: “Essa modalidade, diferente do tradicional corte e costura, abrange demandas como fechar boca de travesseiros, costurar lençóis, edredons, realizar acabamentos, passar frisos… No entanto, a maioria quer seguir outro rumo, ir para a moda, trabalhar com reformas de roupa ou facção de vestuário”, explica.
Ela ressalta que, por esse motivo, o curso para a comunidade, que é totalmente gratuito, foi uma forma encontrada pela empresa para incentivar a prática do ofício por parte de novos profissionais e contribuir para a alta demanda existente no mercado. Além disso, consequentemente, a iniciativa ainda fortalece o braço social do negócio, que apoia e realiza diversas outras ações de ESG (Ambiental, Social e Governança).
Resultados positivos e oportunidades
Para esta primeira edição, 18 pessoas se inscreveram. Destas, nove seguiram nas aulas e concluíram o curso, todas mulheres, sete brasileiras e duas haitianas com idades entre 19 e 53 anos, moradoras de Blumenau e região. Cinco foram logo contratadas pela Altenburg.
Edilaine Rodrigues de Oliveira, de 46, é uma das alunas recém admitidas pela empresa para trabalhar na área de costura industrial. “Sempre tive o sonho, desde criança, de aprender a costurar. Quando soube que a empresa estava abrindo curso e dando oportunidade para pessoas de fora, aí sim, vi a possibilidade de esse sonho se tornar realidade”, conta. “O que a Altenburg está fazendo é abrindo portas para quem, assim como eu, busca atingir uma realização pessoal e profissional, que, para mim, vai trazer muitas conquistas na vida”, declara a nova colaboradora.
Expansão da iniciativa
O sucesso da iniciativa levou a Altenburg a iniciar, imediatamente após a conclusão do primeiro grupo, a segunda turma do curso de costura industrial para a comunidade. Foram mais de 120 inscrições, demonstrando a grande procura por essa qualificação. As aulas começaram na segunda-feira (15) e têm conclusão prevista para dezembro.
Como plano futuro, a Altenburg pretende dar continuidade ao projeto e expandi-lo para as demais unidades fabris da marca distribuídas pelo Brasil. A capacitação é um dos pilares defendidos pela empresa, como reforça o presidente Tiago Altenburg. “Temos um compromisso não somente com nossos colaboradores, mas com toda a comunidade e o setor têxtil, de contribuir para o bem viver e o bem-estar de todos. Fazemos isso por meio dos produtos que entregamos, assim como pelos projetos sociais e ambientais que apoiamos, desenvolvemos e promovemos internamente e para o público em geral”, destaca.
Sobre a Altenburg
A Altenburg é uma indústria têxtil brasileira de 102 anos de atuação fabricando produtos de cama, banho e decoração para a casa. É geradora de quase dois mil empregos diretos, a partir de suas quatro plantas fabris no Brasil e uma no Paraguai, mais de dez mil pontos de venda e 17 lojas monomarca, sendo 15 próprias e duas franquias. A empresa é, ainda, a maior produtora de travesseiros do Brasil, com 1,3 milhão de itens fabricados por mês. Com foco no design, conforto e qualidade, a Altenburg está presente em lojas de todo o Brasil e América Latina, com vendas por meio de lojas físicas e pelo e-commerce www.altenburg.com.br.