Evento reúne empresas varejistas, atacadistas, cooperativas, autônomos, estudantes e variados profissionais do ramo têxtil e da moda

Divulgação? Focus Fahion Summit

São Paulo, agosto de 2025 – De 5 a 7 de agosto aconteceu no Distrito Anhembi (SP), a 7ª edição do Focus Fashion Summit, maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina. A feira que reuniu 6.500 visitantes na edição deste ano, encerrou o último dia com palestras de profissionais de instituições como Renner, Isa Silva, Dod Alfaiataria, TikTok, Chilli Beans, Senac, C&A, entre outras. Assim, diversas companhias varejistas, atacadistas, cooperativas, autônomos, estudantes e profissionais do ramo têxtil e da moda se atualizaram por meio dos conteúdos, além de fazerem networking.


Entre os temas trazidos nos painéis, no dia 7, estão a humanização como estratégia do varejo, o futuro da moda e os desafios e oportunidades para 2026, o uso do TikTok Shop, o poder de construir oportunidades, moda e sustentabilidade, a força regenerativa dos biomateriais de látex, o DNA dos uniformes profissionais, entre outros.


Segundo Regina Durante, Vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Renner, que palestrou sobre a humanização como uma estratégia para vender, hoje, no universo da moda, é preciso pensar em aproximação e encantamento dos consumidores para um crescimento sólido de companhias.


“Ninguém entra em uma loja querendo comprar uma camisa branca, encontra esta e vai embora encantado. O brilho nos olhos acontece quando há por trás do processo, pessoas engajadas que querem dar algo a mais ao público. Esse engajamento no desenvolvimento de coleções encantadoras, conectado com o que o cliente precisa e deseja, e somado a um atendimento humanizado, é o que encanta o cliente. É assim que o consumidor volta e se torna fiel, o que traz resultados consistentes para as marcas”, diz.

Divulgação: Focus Fashion Summit – Regina Durante da Renner


Trazendo outros insights para atuar de forma estratégica no mundo fashion, Jorge Grimberg, Especialista em Pesquisa de Tendências, Isa Silva, Fundadora da Isa Silva, e Jubba Sam, Fundador da Dod Alfaiataria, abordaram o futuro da moda e os desafios e oportunidades para 2026. Os profissionais contaram suas histórias a fim de inspirar o público e trouxeram dicas relacionadas a operação de negócios, desenvolvimento de autenticidade e personalidade, a importância do atendimento a diferentes tipos de corpos, vendas online e offline, entre outros.


“Cada vez mais no universo da moda serão criadas marcas para nichos específicos para assim, atender necessidades particulares de cada público. Hoje, é importante criar comunidades e entender suas preferências de consumo”, afirma Grimberg.

Divulgação: Focus Fashion Summit – Da esquerda para a direita: Isa Silva, Jorge Grimberg e Jubba Sam


Durante os três dias de Focus Fashion Summit 2025 aconteceram mais de 35 palestras, desfiles de moda, mentorias, rodadas de negócios e oportunidades de networking. Os visitantes puderam, portanto, estar em contato com expositores do universo da moda e profissionais com amplos conhecimentos.


“Estamos muito felizes com todos os resultados obtidos na 7ª edição do Focus Fashion Summit. Os estudantes, empresas, estilistas e os mais variados visitantes puderam imergir a fundo no universo da moda e cadeia têxtil, acessando o que há de mais inovador e importante para ter sucesso no mercado. Já estamos animados para as próximas edições da feira”, informa Renato Hojda, Diretor Comercial da Focus Têxtil.


O Focus Fashion Summit é idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. A 8ª edição ainda não tem data para acontecer, mas será realizada em 2026.

Divulgação: Focus Fashion Summit

SERVIÇO
Focus Fashion Summit
Data: De 05 a 07 de agosto.
Horário: das 9h às 18h.
Local: Distrito Anhembi (SP)
Mais informações e credenciamento: https://www.focusfashionsummit.com.br/

Sobre o Focus Fashion Summit
Idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil, o Focus Fashion Summit reúne players da cadeia da moda, como atacadistas, confeccionistas, estilistas, compradores, empreendedores, designers e estudantes. Oferece os melhores produtos, serviços, informações e network que fortalecem a indústria de moda no Brasil.
Com palestras e conteúdos apresentados por grandes nomes do mercado, o evento explora estratégias inovadoras e práticas atuais que impulsionam o segmento a novos patamares, além de discutir o futuro do segmento.


Sobre a Focus Têxtil
Fundada há mais de 80 anos, a Focus Têxtil é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. Sempre em busca do melhor produto aliada ao amplo conhecimento, a empresa tem como missão inspirar clientes agregando valor e oferecendo informação de moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços.


Em seu portfólio, a Focus Têxtil conta com mais de seis mil produtos que atendem os segmentos feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, workwear, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados. Por meio de estudo de comportamento, consumo e mercado são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens a cada estação.
Atualmente, a Focus Têxtil tem dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado e pode ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda.


A empresa ainda conta um braço social, o Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo, estimulam a criatividade de novos talentos e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Grupo Trama Reputale

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