Evento reúne empresas varejistas, atacadistas, cooperativas, autônomos, estudantes e variados profissionais do ramo têxtil e da moda

São Paulo, agosto de 2025 – De 5 a 7 de agosto aconteceu no Distrito Anhembi (SP), a 7ª edição do Focus Fashion Summit, maior evento da indústria têxtil de moda da América Latina. A feira que reuniu 6.500 visitantes na edição deste ano, encerrou o último dia com palestras de profissionais de instituições como Renner, Isa Silva, Dod Alfaiataria, TikTok, Chilli Beans, Senac, C&A, entre outras. Assim, diversas companhias varejistas, atacadistas, cooperativas, autônomos, estudantes e profissionais do ramo têxtil e da moda se atualizaram por meio dos conteúdos, além de fazerem networking.
Entre os temas trazidos nos painéis, no dia 7, estão a humanização como estratégia do varejo, o futuro da moda e os desafios e oportunidades para 2026, o uso do TikTok Shop, o poder de construir oportunidades, moda e sustentabilidade, a força regenerativa dos biomateriais de látex, o DNA dos uniformes profissionais, entre outros.
Segundo Regina Durante, Vice-presidente de Gente, Sustentabilidade e Relações Institucionais da Renner, que palestrou sobre a humanização como uma estratégia para vender, hoje, no universo da moda, é preciso pensar em aproximação e encantamento dos consumidores para um crescimento sólido de companhias.
“Ninguém entra em uma loja querendo comprar uma camisa branca, encontra esta e vai embora encantado. O brilho nos olhos acontece quando há por trás do processo, pessoas engajadas que querem dar algo a mais ao público. Esse engajamento no desenvolvimento de coleções encantadoras, conectado com o que o cliente precisa e deseja, e somado a um atendimento humanizado, é o que encanta o cliente. É assim que o consumidor volta e se torna fiel, o que traz resultados consistentes para as marcas”, diz.

Trazendo outros insights para atuar de forma estratégica no mundo fashion, Jorge Grimberg, Especialista em Pesquisa de Tendências, Isa Silva, Fundadora da Isa Silva, e Jubba Sam, Fundador da Dod Alfaiataria, abordaram o futuro da moda e os desafios e oportunidades para 2026. Os profissionais contaram suas histórias a fim de inspirar o público e trouxeram dicas relacionadas a operação de negócios, desenvolvimento de autenticidade e personalidade, a importância do atendimento a diferentes tipos de corpos, vendas online e offline, entre outros.
“Cada vez mais no universo da moda serão criadas marcas para nichos específicos para assim, atender necessidades particulares de cada público. Hoje, é importante criar comunidades e entender suas preferências de consumo”, afirma Grimberg.

Durante os três dias de Focus Fashion Summit 2025 aconteceram mais de 35 palestras, desfiles de moda, mentorias, rodadas de negócios e oportunidades de networking. Os visitantes puderam, portanto, estar em contato com expositores do universo da moda e profissionais com amplos conhecimentos.
“Estamos muito felizes com todos os resultados obtidos na 7ª edição do Focus Fashion Summit. Os estudantes, empresas, estilistas e os mais variados visitantes puderam imergir a fundo no universo da moda e cadeia têxtil, acessando o que há de mais inovador e importante para ter sucesso no mercado. Já estamos animados para as próximas edições da feira”, informa Renato Hojda, Diretor Comercial da Focus Têxtil.
O Focus Fashion Summit é idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. A 8ª edição ainda não tem data para acontecer, mas será realizada em 2026.

SERVIÇO
Focus Fashion Summit
Data: De 05 a 07 de agosto.
Horário: das 9h às 18h.
Local: Distrito Anhembi (SP)
Mais informações e credenciamento: https://www.focusfashionsummit.com.br/
Sobre o Focus Fashion Summit
Idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil, o Focus Fashion Summit reúne players da cadeia da moda, como atacadistas, confeccionistas, estilistas, compradores, empreendedores, designers e estudantes. Oferece os melhores produtos, serviços, informações e network que fortalecem a indústria de moda no Brasil.
Com palestras e conteúdos apresentados por grandes nomes do mercado, o evento explora estratégias inovadoras e práticas atuais que impulsionam o segmento a novos patamares, além de discutir o futuro do segmento.
Sobre a Focus Têxtil
Fundada há mais de 80 anos, a Focus Têxtil é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. Sempre em busca do melhor produto aliada ao amplo conhecimento, a empresa tem como missão inspirar clientes agregando valor e oferecendo informação de moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços.
Em seu portfólio, a Focus Têxtil conta com mais de seis mil produtos que atendem os segmentos feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, workwear, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados. Por meio de estudo de comportamento, consumo e mercado são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens a cada estação.
Atualmente, a Focus Têxtil tem dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado e pode ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda.
A empresa ainda conta um braço social, o Instituto Focus Têxtil, cuja missão é fomentar a sustentabilidade na cadeia têxtil por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo, estimulam a criatividade de novos talentos e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Grupo Trama Reputale