De 20 a 22 de setembro, acontece a segunda edição do Coletivo Cria, evento que tem como objetivo mostrar o poder criativo em uma coleção cápsula, com tudo o que a indústria da moda precisa, no que diz respeito à tecnologia e inovação, ofertando, além de produtos, serviços e recursos para atender às demandas de confeccionistas. A exposição é uma realização das indústrias Cataguases, Dalila Ateliê Têxtil, Lancaster, Perfeito, RenauxView, Tecnoblu e Texneo e será realizada na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.
Com a expectativa de receber até 700 visitantes, entre profissionais do setor e clientes das empresas que integram o Coletivo, o evento tem a proposta de movimentar a indústria têxtil brasileira e seus confeccionistas, provocando mudanças em um ecossistema até então com uma cultura de singularidade, tornando-o mais plural.
Como inspiração para o desenvolvimento das coleções, a consultora Lili Tedde usou os livros de tendências do Studio Edelkoort, da holandesa curadora, educadora e trend forecaster, Li Edelkoort. Além de contribuir com o material inspiracional, Lili fará participação especial nos talks, falando sobre todo o processo criativo das coleções.
O Coletivo Cria nasceu com a proposta de mostrar que a união das empresas pode ser um grande diferencial para o mercado, além de lançar um salão de negócios para a moda casual brasileira que não existia. A expectativa das empresas é que esse movimento cresça, siga adiante e contribua para que a moda tenha cada vez mais consistência própria.
Sob o tema “Fluídos”, as empresas apresentarão suas coleções cápsulas, com cartela de cores, texturas, estampas, proporções, volumes e muita informação de moda, a partir do mesmo material inspiracional. A Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e a FAAP, apoiadoras e parceiras do evento, apresentarão peças de vestuário e acessórios produzidos com as coleções apresentadas pelas indústrias têxteis.
Ao longo do evento, serão realizados sete showrooms e talks diários, com grandes nomes do mercado, abordando temas diversos. Entre os confirmados, estão Richard Stad, CEO da Aramis; Rodrigo Dienstmann, CEO da Wandel; Carlos Eduardo Padula, CEO do Grupo Brascol e Mega Polo; Heloisa Omine e Ricardo Migliano, sócios-diretores da Retail2Engage, além de Paloma Gervásio Botelho, Coordenadora do Comitê Racial do Fashion Revolution Bureau; Isabella Luglio, Coordenadora Educacional e de Projetos do Fashion Revolution Bureau; e Felipe Sosa, Coordenador de Produto e Estilo da Hering, à frente da marca Hering Sports.
A primeira edição do Coletivo Cria aconteceu de 04 a 07 de outubro de 2021, na Casa Catarina, em Blumenau (SC), sob o tema Ativismo Poético. Na ocasião, o evento recebeu a presença de mais de 400 pessoas.