Desde que surgiu pela primeira vez em Nimes (França) em 1792, o denim nunca mais saiu de moda. Não importa a textura, a mistura, a modelagem ou a cor. O tecido reina absoluto ao longo dos tempos, indo de tendência em tendência cada vez mais atual e apaixonante.

Para 2022 os caminhos em denim apontam para as texturas confortáveis e a volta dos grandes rasgos. Com o retorno gradual à normalidade, é como se as sutilezas ficassem para trás como forma de comemorar o calor nas ruas.

denim chega de forma farta, revisitado de forma elegante e exuberantemente simples em suas linhas. É quando o “menos é mais” alcança seu auge, trazendo um requinte para todas as horas do dia – inclusive em casa.

Claro, o denim está sempre presente, inclusive no homewear. O truque está nas misturas naturais, no mix inusitado de peças e, como sempre, na transformação do básico em indispensável. Como o próprio jeans.

No destroyed, denim adere à força dos grandes rasgos

Discrição que nada. Rasgos puídos sutis não têm mais vez no denim de 2022. O destroyed chega com força, garantindo impacto exuberante da liberdade, tão almejada após períodos incertos de isolamento e distanciamento social.

Grandes marcas como Dolce & Gabbana, Cool TM e GmbH, apostam no destroyed que chega “chegando”: volumoso e cheio de intervenções.

  • Patches gigantes estampados em animal print ou florais;
  • Alfaiataria fatiada em peças longas e ombros de fora;
  • Brilhos e pedrarias nos rasgos imensos;
  • Pele à vista com fartura de rasgos;
  • Black denim com barra destroyed.

Estratégia sem timidez em peças longas e conjuntos denim

Tudo indica que 2022 será o ano das peças longas de denim – mas também dos conjuntos all jeans formados por combinações inusitadas.

Um bom exemplo de criatividade na estratégia marcante vem da Balmain, com looks formados por bermuda longa e sobretudo de alfaiataria – tudo denim. A composição é puro charme e elegância, transformando peças básicas em visual must have.

É da marca também algumas inspirações com pegada indiana, com batas e hobbies sobre calças, tudo em denim leve. As peças longas e confortáveis ganham pontos nessa expressão de conforto e delicadeza cheios de personalidade, expressando os sentimentos de alívio, nostalgia e celebração nos novos tempos.

A Kenzo, aliás, também está investindo nos looks que ultrapassam o elementar. É dela a sugestão com sobreposição embutida à saia com influência asiática. Essas apostas, aliás, têm tudo para sair das catwalk diretamente para as ruas, tão gostosas de ver e de usar.

Tie dye se mantém em alta entre as estampas

O tie dye voltou mesmo para ficar um bom tempo. A estampa, que é a cara dos anos 70, se mantém associada às bases descontraídas e confortáveis, mas agora um tanto quanto mais elaborada.

O tingimento ressurge com mais demonstração de expertise, como uma espécie de evolução. As tendências apontam para os padrões de xadrez ou de listras horizontais ou verticais – o que está sendo muito bem explorado pela Dior em seus quimonos denim.

A volta da cintura baixa no denim

E a cintura baixa volta, mais elegante, é verdade, mas volta. Com modelagem mais solta do que a do ano 2000 e uma pegada mais comportada, ela aparece em bermudas, saias e calças jeans.

Modelagem abundante

Outra tendência denim é a modelagem abundante: mangas fofas, saias bufantes, com pegada de baloné revisitado. A Vaquera é uma das marcas que está investindo no conceito, com ênfase nas jaquetas e nos black jeans.

Look agênero ganha cada vez mais espaço

Cada vez mais inclusivo e sustentável, o mundo da moda está em franca transformação. O denim também está se rendendo à moda agênero, criando peças que parecem mixes, mas que se comportam de forma a se encaixarem em qualquer (não) definição de gênero. Um bom exemplo é a saia sobreposta à calça denim em peça única com rastro samurai.

Para 2022 a moda denim continua eclética e abrangente, afinal sempre haverá público para todos os estilos de jeans. Os cortes folgados ganham preferência em uma época em que conforto e praticidade se tornaram palavras-chave, mas, por outro lado, a silhueta levemente marcada do bootcut também se mantém em alta.

Para quem vai montar sua coleção de moda inspirações não faltam, especialmente com essas boas ideias que são as principais tendências denim para este ano.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104