O futuro do jeans passa por decisões conscientes — e começa no agora. No talk da Covolan “Além da tendência, o que será o must-have do jeans?”, a conversa colocou o denim no centro do debate sobre negócios sustentáveis e girou em torno de um ponto central: como o jeans pode continuar sendo um dos tecidos mais desejados do mundo sem abrir mão da responsabilidade ambiental, da transparência e da inovação.
Partindo de uma análise global de comportamento, o encontro lançou luz sobre caminhos reais para inovação em design, acabamento e aplicação — com a lente atenta ao consumidor contemporâneo, que já não dissocia produto de propósito.
Talk Covolan na Semana de Lançamentos DCSP 2025
Thaisa Peralta da Covolan, Clarissa Ferraz da Hering, Mayra Montel da CHT Brasil e Marcelo Lobo da ZDHC Foundation
Clarissa Ferraz, estilista em jeans da Hering, compartilhou o olhar de quem lida com os básicos mais conhecidos do país. Falou sobre a importância de traduzir tendências com foco em durabilidade, atemporalidade e os bastidores de escolhas técnicas que sustentam esses pilares — como a certificação ABVTEX, o reaproveitamento da água nas lavanderias e a busca por fornecedores com controle de processos internos. E lembrou: comunicar práticas sustentáveis com consistência se tornou um desafio frente à banalização e ao greenwashing.
Marcelo Lobo, da ZDHC Foundation, trouxe a perspectiva da química limpa como peça-chave para a transformação da indústria. A partir de uma atuação global, destacou como o compartilhamento de conhecimento e a transparência de dados são critérios de competitividade — e não mais diferenciais. O índice ZDHC nível 3 e ferramentas educacionais voltadas à eliminação de compostos nocivos foram apresentados como guias para decisões assertivas.
Já Mayra Montel, da CHT Brasil, colocou foco na aplicação: da lavanderia ao tingimento, mostrou que desenvolver produtos com processos químicos positivos é possível — e necessário. Falou sobre a urgência de desmistificar o produto sustentável: ele pode, sim, ser competitivo, belo, diverso e circular. Para ela, investir em insumos de qualidade é investir no futuro dos negócios da moda.
Por fim, Thaisa Peralta, estilo da Covolan apresentou a estratégia da empresa, que parte da sustentabilidade para valorizar os negócios. A empresa mais certificada das Américas no seu segmento, apresentou 15 lançamentos exclusivos e mostrou que é possível manter lucratividade, versatilidade estética e técnica sem abrir mão do impacto positivo.
Novidades:
Entre os destaques na nova coleção, o artigo Fulia, construção Panamá — marcada por sua padronagem entrelaçada que confere um visual mais texturizado e uma estrutura mais firme ao tecido — vem se consolidando como uma aposta inteligente para o desenvolvimento de produtos que dialogam com um consumidor cada vez mais atento ao detalhe, à durabilidade e ao valor agregado.
Essa trama particular não apenas reforça o caimento e a resistência da peça, como também introduz novas possibilidades estéticas para o jeanswear contemporâneo. Para o varejo, representa a chance de diferenciar o mix de produto com peças que trazem inovação têxtil visível e sensorial — agregando valor percebido ao toque.
Artigo Fulia – Covolan 2025
Outro artigo que vem ganhando força é o Dallas, com espessura, textura e um peso que definem o que o mundo reconhece como authentic denim – a construção Brook Twill, sarja marcada e regular, que reforça a aparência tradicional do denim bruto, ao mesmo tempo em que proporciona uma base perfeita para lavagens sofisticadas ou efeitos resinados. Esse tipo de urdume firme, mas não rígido, equilibra estrutura com conforto.
Artigo Dallas – Covolan 2025
O Satin vem como um movimento de mercado por metragens maiores e máximo de aproveitamento. Para a Covolan a sustentabilidade precisa refletir em números e competitividade. A construção marcada por sua superfície levemente acetinada — agrega sofisticação ao toque e brilho sutil à estética final, conferindo ao denim uma nova leitura: mais urbana, elegante e versátil. A escolha do acabamento shrinkage na trama (weft) e no urdume (warp) permite o controle do encolhimento com precisão, garantindo previsibilidade e excelência no fitting — fator crucial na escala industrial e no storytelling do produto.
Satin – Covolan 2025
imagem divulgação