Em formato inédito, o evento destacou os principais gargalos da indústria têxtil, movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios e reforçou a importância do planejamento, de processos, da inovação contínua e do papel estratégico da liderança e da gestão de pessoas para o sucesso das empresas
Créditos: Tamer Comunicação
O Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a quinta edição do MBA Fashion Day, que reuniu mais de 850 profissionais e se consolidou como a maior experiência imersiva da indústria têxtil e de confecção do país. Com um formato inédito que uniu entretenimento e conteúdo prático, o evento movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios.
O evento foi comandado por Eduardo Cristian, idealizador do projeto, reconhecido como um dos principais especialistas em inteligência de mercado para confecções e fundador da Costurando Sucesso, única empresa dedicada à educação, treinamentos e consultoria para empresas têxteis e de confecção de diversos segmentos.
Dividido em oito atos, o MBA Fashion Day apresentou de forma didática o funcionamento de uma confecção real, reunindo no palco cerca de 300 profissionais trabalhando simultaneamente. A programação evidenciou os principais gargalos do setor, como atrasos, retrabalho e falhas de processo. Liderança, processos, tecnologia, inovação e gestão de pessoas foram apontados como pilares para elevar a produtividade e a sustentabilidade das empresas. “Um aumento de 30% na eficiência operacional pode reduzir significativamente o problema de mão de obra no Brasil”, destaca Eduardo Cristian.
Ao longo dos dois dias de imersão, os participantes acompanharam desafios reais do dia a dia das confecções. A partir do diagnóstico realizado por consultores ao vivo — que simulou um cenário em que a fábrica teria apenas dois meses para resolver gargalos operacionais e evitar a falência —, especialistas convidados apresentaram ferramentas, métodos e decisões aplicados em tempo real. Cada etapa mostrou, na prática, como estruturar processos, engajar equipes e avançar para um novo patamar de gestão.
O treinamento foi direcionado para profissionais de toda a cadeia produtiva têxtil e de confecção interessados em escalar operações com eficiência e qualidade, ampliar o networking e estabelecer parcerias comerciais, com foco no desenvolvimento de lideranças e na valorização do capital humano. “A cultura da empresa precisa estar internalizada nos colaboradores para que os processos evoluam e os resultados sejam consistentes”, afirma o especialista.
“Nosso objetivo foi mostrar aos empreendedores a importância de ter clareza sobre qual é o problema e a visão para entender aonde se quer chegar. Com esses dois pontos bem definidos, é possível seguir com mais segurança. No início do evento, apresentamos um labirinto que representava a realidade de muitas confecções. A maioria das empresas do setor não trabalha com uma visão de médio prazo. Em dois dias de evento, condensamos cerca de quatro anos de aprendizados em gestão, processos, produção e desenvolvimento de pessoas”, afirma Eduardo Cristian.
Para o idealizador, a capacitação contínua e o planejamento são decisivos para o sucesso das empresas do setor. Segundo ele, procedimentos e treinamentos não devem ser vistos como perda de tempo, mas como pilares para uma gestão mais eficiente e sustentável. Além disso, destaca a importância de os gestores estarem conectados a outras indústrias para a realização de benchmarks estratégicos, assim como o avanço da eficiência produtiva por meio de automação, tecnologia e inteligência artificial.
Segundo Eduardo Cristian, o MBA Fashion Day teve como principal objetivo proporcionar a empresários e profissionais do setor de confecção a aquisição de conhecimento, despertar novos olhares, oferecendo ferramentas para fortalecer a gestão de seus negócios, com atenção especial à gestão de pessoas e à formação de líderes.
A quinta edição do MBA Fashion Day contou com a parceria da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), SENAI-SP, ONDM, Sindicato das Indústrias do Vestuário de Colatina e Região (Sinvesco), FIEMG, Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (Sivale), DCJ Uniformes, Ecoprime Contábil, Uniellas Marcas e Patentes, Costura Perfeita, ANL Têxtil, City Comex, D.work.in, Reliza, Aramados Blumenau e Promaxi. Entre os patrocinadores estiveram Audaces, Soul Têxtil, Megatech, Bluecolor, Delta Máquinas Têxteis, Tray, Bonor, Lola Soluções Têxteis, Royal Tecidos, Tucano Equipamentos, WellRich Machinery Brazil, Incotex, Sisplan Sistemas, Imperador da Moda – Assessoria de Marketplaces, Tricostura, Epson, Censi, iTAG, Weltec e Metalsete.
Informações para a Imprensa:
Tamer Comunicação
Milena Furtado – milena.furtado@tamer.com.br (11) 98839-7878
Geyse Alencar – geyse.alencar@tamer.com.br (11) 98639-9710