
Dando continuidade às comemorações dos 10 anos de sua marca, a estilista Isa Silva celebrou uma nova fase criativa e identitária com o rebranding — a marca deixou de ser Isaac Silva para se tornar Isa Silva (IS) — e apresentou sua coleção primavera/verão 2025, inspirada nos Adinkras, símbolos gráficos tradicionais do povo Ashanti, de Gana. Cada símbolo carrega significados profundos ligados a valores culturais, provérbios e à filosofia ancestral
O desfile aconteceu no dia 28 de julho, às 20h, no Museu Afro Brasil, em São Paulo, como parte de um evento especial em homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A ação foi resultado de uma parceria inédita entre a Revista Raça Brasil, a Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e Isa Silva, promovendo reflexão, literatura, moda e representatividade.
Antes do desfile, foi realizado um painel de debate sobre o protagonismo da mulher negra na sociedade brasileira e latino-americana, com a participação da executiva e ativista Jandaraci Araújo; da presidente da OAB-CAASP, Dra. Diva Zitto; da diretora da Revista Raça, Hamalli Alcântara; e do historiador e autor Pedro Mastrobuono.
Esse foi um momento especial para a marca, com a primeira coleção sob o nome Isa Silva. Sua fundadora reforçou a importância desse marco: “em 2023, eu me assumi mulher trans, baiana, nordestina e cheia de axé. Entendi que, assim como eu, a marca também precisava viver sua transição e refletir essa transformação. Por isso deixamos de ser Isaac Silva e agora somos Isa Silva (IS)”.
A marca, que desfilou pela primeira vez em 2015 na Casa de Criadores, em São Paulo, e migrou para o SPFW em 2018, segue com seu DNA autoral, reafirmando as influências afro-brasileiras e indígenas, a valorização da ancestralidade e o compromisso com materiais sustentáveis e produção artesanal em parceria com comunidades de mulheres empreendedoras. Ao longo de sua trajetória, Isa Silva também realizou importantes colaborações e ações de cocriação com grandes marcas como Grupo Alpargatas (Havaianas), Magazine Luiza (Vista-se), Chandon e Tok&Stok. Entre outras parcerias de destaque estão projetos com SEDA, Disney, Avon, Nívea, entre outras marcas de alcance nacional e internacional.
A BELEZA DO DESFILE
Com o apoio da Fenty Beauty, a beleza foi assinada por Carol Romero e inspirada na icônica modelo americana Donyale Luna. Mais do que uma referência estética, é um tributo à coragem e à inovação. Em 1965, Donyale foi a primeira modelo negra a estampar a capa da revista Harper’s Bazaar, rompendo barreiras em uma indústria excludente.
STYLING
A escolha dos acessórios foi pensada como uma afirmação de identidade, estilo e representatividade. O turbante, com sua forte carga cultural e simbólica, valoriza raízes ancestrais e celebra a diversidade. Já os óculos, com design marcante, completam o visual com atitude e sofisticação, destacando a personalidade de quem os usa.
As peças seguiram a paleta de cores da coleção e foram produzidas em colaboração com a marca de bolsas parceira de Isa Silva, a África Lion. Já os acessórios foram assinados pela Iloostre, marca da designer Loo Nascimento.
O REBRANDING – A NOVA IDENTIDADE VISUAL
O rebranding teve como objetivo reforçar o posicionamento da marca como uma referência autoral que entrega moda sem gênero, com formas amplas, frescor e versatilidade, celebrando todos os corpos e personalidades. O estúdio Colletivo Design, responsável pela primeira identidade da marca assinou também a nova identidade visual, enquanto a agência Casé Fala ficou responsável pela estratégia de comunicação e comercial.
“Isa construiu uma marca com identidade única, que gera conexão real e agrega valor às marcas com as quais se associa. Ela entrega carisma, autenticidade e engajamento — é uma potência. Para nós, da Casé Fala, é uma honra cuidar da gestão da sua imagem e potencializar ainda mais essa trajetória, declarou Fabiana Oliva, sócia da Casé Fala”
O conceito criativo que orientou a nova identidade da marca foi batizado de Memória do Sol, um tributo simbólico à potência vital, iluminadora e reveladora que o sol representa. “Entendemos que a Isa, enquanto criadora e enquanto marca, carrega esse legado solar de dar vida às coisas, de deixar à vista as cores, as histórias e os corpos que precisam ser vistos”, Mayra Lins, Diretora Criativa de Estratégia do Colletivo Design.
Para traduzir essa narrativa em forma, o novo logotipo foi redesenhado por um tipógrafo a partir do desejo de imprimir força, presença e ancestralidade à marca. A abreviação IS, de Isa Silva, acabou revelando um jogo poético: IS (verbo ser, em inglês), si (de si mesma) e a imagem visual de um búzio, símbolo espiritual que também ecoa a estética da marca. “Essa coincidência feliz virou um monograma e uma espécie de poema concreto sobre o que é ser Isa e ser si mesma”, explica o time de criação. Os elementos visuais que compõem a nova identidade, como a figa, os búzios e as fitinhas do Senhor do Bonfim, foram redesenhados à mão em nanquim, em um processo colaborativo e artesanal — em sintonia com os valores e práticas da própria estilista, que há anos valoriza as manualidades, o trabalho coletivo e a ancestralidade em sua produção.
Fonte: Casé Comunica: www.casecomunica.com.br
Redes Sociais: @casecomunica