ABVTEX lança relatório anual celebrando 25 anos de conquistas na cadeia de valor da moda
O setor de moda no Brasil vem consolidando avanços significativos em práticas ASG (ambientais, sociais e de governança), refletindo uma transformação cada vez mais profunda e estruturada na cadeia de valor. O mais recente Relatório Anual da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa mais de 100 marcas do varejo de moda nacional, que celebra os 25 anos da entidade, destaca conquistas importantes em devida diligência, sustentabilidade e políticas regulatórias que fortalecem a competitividade da indústria e do varejo.

Relatório Anual da ABVTEX: www.abvtex.org.br/relatorio-anual-abvtex
Foto: Divulgação
“Este relatório não é apenas uma celebração dos nossos 25 anos, mas um compromisso renovado com a moda sustentável e a promoção de uma cadeia de valor ética, responsável e competitiva”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Continuaremos a defender a igualdade de condições com as plataformas de e-commerce internacionais e a estimular que o varejo têxtil brasileiro tenha um ambiente justo para prosperar.”

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX
Foto: Divulgação
Um dos marcos mais expressivos de 2024 foi o impacto do Programa ABVTEX, que reúne grandes varejistas e fornecedores comprometidos com a responsabilidade social e a transparência na cadeia produtiva. Segundo o relatório, mais de 3,7 mil empresas foram aprovadas nas auditorias do Programa, beneficiando diretamente 383 mil trabalhadores. O modelo de auditoria que assegura condições adequadas de trabalho e fomenta a sustentabilidade socioambiental na produção nacional, estabelecendo um padrão mais rigoroso para toda a indústria.
Outro destaque foi a atuação da ABVTEX na isonomia tributária e regulatória, em parceria com a ABIT, o IDV e outras entidades setoriais, que resultou no avanço para correção de distorções tributárias que ainda impactam a competitividade do setor em relação às plataformas internacionais de e-commerce, uma conquista essencial para equilibrar a concorrência e fortalecer tanto o varejo quanto a indústria nacional.
“O crescimento sustentável da moda passa por uma atuação forte e coordenada em ASG, onde todos os elos da cadeia produtiva – varejo, indústria e fornecedores – estão engajados em construir um setor mais transparente, ético e competitivo”, aponta Lima.
Os resultados das iniciativas da ABVTEX são evidentes. O relatório também destaca a conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade pela sétima vez consecutiva e a adesão a importantes espaços de discussão sobre direitos humanos e combate ao trabalho análogo ao escravo e infantil.
Com presença ativa em fóruns internacionais como OCDE, OIT e ACNUR, o setor de moda brasileiro se alinha às melhores práticas globais para fortalecer a transparência, reduzir impactos ambientais e impulsionar a economia circular. O relatório completo está disponível para consulta no site da ABVTEX, em: www.abvtex.org.br/relatorio-anual-abvtex.
Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.