Na próxima sexta-feira, 20 de setembro, o Museo Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, será o palco do evento de moda sustentável “Beyond the Claim“, 3ª edição, onde quatro marcas brasileiras desfilam e destacam suas coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo nesta temporada da Semana de Moda de Milão.  A organização da terceira edição do evento para a moda sustentável é da World Sustainability Organization & Fundation e a certificadora Friend Of The Earth, com parceria e apoio na realização e articulação das marcas brasileiras do Brasil Eco Fashion. As marcas participantes do evento são Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.

 

Estas marcas receberam apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil neste evento de moda sustentável no exterior.  O desfile das marcas brasileiras também contará com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Milão e da Abrimos (Associação Brasileira para Moda Sustentável).

 

A plataforma de moda Brasil Eco Fashion fez a curadoria das marcas reafirmando seu compromisso construído ao longo de oito anos promovendo a moda consciente do Brasil inserindo pequenas marcas e empresas no mercado nacional e internacional. De acordo com a Cognitive Market Research, o mercado global de moda sustentável tem um tamanho estimado de US$ 7,91 bilhões e deve crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.

 

MULHERES EMPREENDEDORAS LIDERAM AS MARCAS SELECIONADAS PARA O DESFILE EM MILÃO

 

As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força do segmento no Brasil. De acordo o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas no setor têxtil e de confecção são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social deste empreendedorismo na cadeia produtiva de moda sustentável.

 

Rafael Morais, diretor-executivo da Brasil Eco Fashion, explica: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam ampliar mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção ‘Marajoara’ inspirada no grafismo dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó e a ‘Calunga’, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do Carnaval. Queremos destacar a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda que também é culturalmente rica.”

Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, ressalta: “O Brasil, celeiro da biodiversidade, traz para a passarela italiana marcas com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito relevante para mostrar ao mundo o que o nosso país tem de melhor a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente.”

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