Representada pelo CEO, André Jativa, têxtil de Joinville foi recebido na organização que, desde 2015, impulsiona negócios e economia

A Diklatex tem ampliado sua jornada de inovação com base em um DNA que, desde a origem da empresa, valoriza o desenvolvimento de soluções inovadoras em produtos têxteis. Essa vocação, enraizada na essência da companhia, vem sendo intensificada ao longo do tempo por meio da maturidade organizacional, da aproximação com parceiros estratégicos e, sobretudo, da atuação colaborativa de suas equipes.

A empresa tem estruturado seu Departamento de Inovação, com o objetivo de manter a vanguarda em produtos, mas também expandir essa cultura para outras áreas da empresa, incluindo serviços, processos, interações e eficiência operacional. Essa atuação contempla tanto inovações incrementais, que aprimoram o que já existe, quanto inovações disruptivas, capazes de transformar modelos de negócio.

Parte essencial dessa nova fase é o fortalecimento da inovação aberta, conectando a Diklatex a instituições, empresas do setor têxtil e hubs especializados. Exemplo mais recente dessa movimentação foi a visita da empresa ao Cubo Itaú, o maior hub de inovação da América Latina, sediado próximo da sede do banco na Faria Lima, em São Paulo. Com mais de 500 startups ativas, o Cubo promove conexões entre empresas consolidadas e startups – negócios emergentes que já possuem faturamento e tração de mercado.

“Visitar um ambiente como o Cubo é entender a inovação como algo real, tangível e aplicável. É sair da teoria e ir para a prática, trocando experiências com startups maduras, que buscam escalar soluções em parceria com grandes empresas”, afirma o CEO, André Jativa.

No Cubo, as startups passam por uma curadoria criteriosa: apenas negócios com operação ativa e faturamento anual acima de R$ 1 milhão são elegíveis. Aquelas que ultrapassam R$ 25 milhões se tornam parte do grupo de Corporates, entrando em um novo patamar de relacionamento dentro do hub. A rotatividade é constante: cerca de quatro a cinco startups ingressam por mês, enquanto outras avançam para novos ciclos de crescimento. E a demanda é alta, mais de 100 startups aguardam por uma vaga, o que demonstra a relevância do ecossistema.

Caminhos já trilhados por grandes marcas

Além do setor financeiro, há andares inteiramente dedicados a áreas como agronegócio, varejo, construção civil e habitação, com mantenedores e parceiros estratégicos. Essa diversidade temática reforça a proposta de transversalidade e de soluções aplicáveis a diferentes segmentos da economia.

Empresas como Votorantim Cimentos, BRF, Raízen e Itaú Unibanco são exemplos de organizações que já colhem resultados por meio da inovação aberta em hubs como o Cubo. Elas desenvolveram ou aprimoraram soluções voltadas à logística, sustentabilidade, rastreabilidade, inteligência de dados e automação, por meio de conexões com startups do ecossistema.

“A Diklatex segue na mesma direção: ao integrar-se a esses espaços de troca, ganha acesso a tecnologias emergentes, amplia sua visão estratégica e reforça o compromisso com uma inovação que ultrapassa os limites do produto, promovendo valor para os clientes, parceiros e toda a cadeia têxtil”, pontua Jativa.

Grafeno aplicado à moda

O Truelife® Graphene, tecnologia exclusiva da Diklatex é a inovação mais recente apresentada ao mercado. A novidade consiste na aplicação de grafeno às fibras têxteis, elevando o desempenho térmico, a resistência e o conforto tanto em peças esportivas, quanto na alfaiataria contemporânea.

O grafeno é a forma cristalina do carbono composta por átomos organizados em estrutura hexagonal, e uma das descobertas mais promissoras da ciência. É extremamente leve, fino, transparente, altamente condutor de calor e eletricidade e cerca de 200 vezes mais resistente que o aço. “A aplicação da nanopartícula nos tecidos foi um grande desafio técnico, foram mais de 2 anos de projeto e 2 milhões de reais em recursos investidos, além de parcerias público-privadas para a pesquisa e o desenvolvimento da aplicação da tecnologia Truelife® Graphene®. Em um projeto exclusivo com nossos clientes estratégicos, marcas líderes e referências nacionais e internacionais, entregamos juntos ao mercado essa revolução”, destaca o CEO.

A Urban, marca do Grupo Aramis Inc., reconhecida por sua alfaiataria flex e foco em tecnologia, é uma das fabricantes que incorporam os tecidos inovadores da Diklatex em suas peças. Recentemente, a Urban criou uma experiência imersiva para os fãs que marcou a estreia oficial da nova coleção da marca: Missão Impossível.  Em parceria com a Paramount, por meio de seu departamento de Licenciamento de Produtos e Experiências, a coleção inclui peças que utilizam grafeno em sua composição.

Entre os itens disponíveis, as camisas Tech Grafeno e calças Moovex Grafeno, produzidas com os tecidos da linha Casual Tech® da Diklatex, que combinam tecnologia e inovação para oferecer conforto e desempenho, em peças sofisticadas que refletem o estilo e se conectam ao universo dos filmes de ação.

Sobre a Diklatex

 Desde 1978 no mercado, instalada em Joinville, SC, a Diklatex atua na busca por soluções técnicas e tecnológicas que gerem valor ao universo têxtil. É uma empresa inovadora, comprometida com a excelência, tecnologia e sustentabilidade e que acredita que o tecido pode ir além e ajudar no bem-estar das pessoas.  Com um olhar voltado para o futuro, investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para o avanço da indústria e para a criação de soluções que impactam positivamente o mercado e a sociedade.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104