Frankfurt am Main, 15 de abril de 2025. Com o novo “Texpertise Econogy Insights”, as feiras têxteis da Messe Frankfurt destacam cinco questões centrais que a indústria têxtil e de vestuário enfrenta em sua transformação rumo a uma maior sustentabilidade. Esses temas principais baseiam-se nos resultados da verificação de sustentabilidade oferecida às empresas expositoras como parte do programa de sustentabilidade têxtil Texpertise Econogy e em conversas com especialistas têxteis internacionais.

Resíduos têxteis equivalentes em volume a 370.000 aeronaves Airbus totalmente carregadas, uma taxa de reciclagem de 1% e 99,7% de micro, pequenas e médias empresas: a indústria têxtil e de vestuário não é apenas um mundo de números superlativos, mas também uma indústria com uma das cadeias de suprimentos mais complexas do mundo. A posição da indústria em termos de sustentabilidade e quais impulsionadores e obstáculos estão desempenhando um papel em sua transformação é o foco do relatório “Texpertise Econogy Insights – cinco desenvolvimentos centrais para uma indústria têxtil mais sustentável”, publicado hoje pela Texpertise, uma rede de mais de 60 eventos têxteis da Messe Frankfurt em 13 países.

Por mais sustentabilidade na indústria têxtil e de vestuário: requisitos regulatórios nacionais e internacionais visam trazer mais transparência às complexas cadeias de suprimentos do setor / Foto: Messe Frankfurt Exhibition GmbH

“A transformação exige cooperação. Os eventos têxteis internacionais da Messe Frankfurt servem como polos-chave para a mudança nesse processo. Com o programa internacional de sustentabilidade Texpertise Econogy, estamos tornando tangíveis os desenvolvimentos para uma indústria mais sustentável, conectando pioneiros verdes com empresas e criando pontos de acesso para conhecimento e networking”, afirma Olaf Schmidt, Vice-Presidente de Têxteis e Tecnologias Têxteis da Messe Frankfurt.

Juntamente com renomados especialistas em pesquisa têxtil, negócios e associações, a Messe Frankfurt analisa cinco temas-chave para a transformação sustentável da indústria têxtil e de vestuário internacional: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência internacional para comportamento corporativo responsável, transparência e rastreabilidade nas cadeias de suprimentos globais, bem como as vantagens e desvantagens das fibras naturais, sintéticas e regeneradas em termos de compatibilidade ambiental e funcionalidade. A Messe Frankfurt também avalia padrões de processos ecologicamente corretos e abordagens inovadoras para a reciclagem têxtil. Entre os entrevistados para o relatório estavam representantes da Universidade Aalto; Euratex; Fashion for Good; Hohenstein Group; IKEA; Associação Industrial de Acabamento, Fios, Tecidos e Têxteis Técnicos (IVGT); Oberbadische Bettfedernfabrik (OBB); Instituto Saxão de Pesquisa Têxtil (STFI); Rede das Nações Unidas para Moda e Estilo de Vida; VDMA Textile Care, Fabrics and Leather Technologies; Associação Alemã de Fabricantes de Têxteis para o Lar e o Instituto Wuppertal para Clima, Meio Ambiente e Energia.

Esses temas são derivados dos resultados do Texpertise Econogy Checks, a verificação de sustentabilidade que as empresas expositoras agora podem realizar em 24 dos mais de 60 eventos têxteis da Messe Frankfurt em todo o mundo. A verificação avalia as empresas em relação a um conjunto de padrões internacionais de sustentabilidade nas áreas de Cadeia de Suprimentos Sustentável, Materiais e Processos, bem como Estratégia e Inovação. Durante o período de janeiro de 2024 a janeiro de 2025, um total de 820 empresas em 17 eventos na Alemanha, França, EUA e China concluíram o Econogy Check.
Um compromisso contínuo com uma maior sustentabilidade

Desde 2008, a Messe Frankfurt desempenha um papel ativo na promoção da sustentabilidade na indústria têxtil e da moda global. Em suas feiras têxteis internacionais, desenvolveu desde o início ferramentas de curadoria para a sustentabilidade têxtil, além de criar áreas especiais para inovações têxteis sustentáveis ​​e integrar temas de sustentabilidade em seus programas complementares. No final de 2023, a Messe Frankfurt agrupou todas as atividades relacionadas à sustentabilidade em seus eventos têxteis internacionais sob um único escopo de comunicação: o Texpertise Econogy. O objetivo é garantir maior visibilidade para inovações têxteis sustentáveis, oferecer melhor orientação em um mundo de desenvolvimentos de sustentabilidade cada vez mais complexos e promover a transferência de conhecimento e a cooperação dentro da indústria têxtil internacional no que diz respeito à transformação sustentável. Desde o seu lançamento, a Texpertise Econogy foi implementada em 24 dos cerca de 60 eventos Texpertise em todo o mundo.

Messe Frankfurt Texpertise

Com um portfólio de mais de 60 feiras internacionais de comércio têxtil em 13 países, a Messe Frankfurt é líder global no mercado de feiras de comércio têxtil. O portfólio de feiras abrange toda a cadeia de valor da indústria têxtil: a Texpertise reúne esses eventos, questões atuais e uma rede global de mais de 500.000 representantes da indústria de todo o mundo. Como uma plataforma central de comunicação, a Texpertise fornece informações sobre as marcas de feiras de renome mundial e os serviços de primeira classe oferecidos pela Messe Frankfurt.

“Texpertise Econogy Insights” está disponível em formato eletrônico acessível e em formato impresso.

Baixe a versão eletrônica aqui:

https://texpertisenetwork.messefrankfurt.com/frankfurt/en/news-stories/stories/sustainability-the-major-transformation.html#download

Sala de Imprensa Texpertise

Informações da indústria têxtil internacional e das feiras têxteis globais da Messe Frankfurt podem ser encontradas na Sala de Imprensa Texpertise em www.texpertise-network.com

Siga-nos no LinkedIn: http://www.linkedin.com/showcase/texpertise-network

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104