Por D.J. Castro
Especialista em branding e
sócio-proprietário da Nexia Branding.

Com o impacto da pandemia o comportamento das pessoas se transformou rapidamente, impactando todos os níveis da vida. A relação das pessoas com a tecnologia e consigo mesmas, sofreu uma mudança drástica que mudou o cenário completamente. Os planejamento de marketing tiveram que ser refeitos e até o modo como as marcas estão construindo suas estratégias está sendo revisto. Isso faz com que as marcas tenham que se adaptar para sobreviver e prosperar nesses tempos complexos.

Listo abaixo algumas tendências de consumo que estão definindo o mercado digital neste ano e que as marcas devem ficar atentas:

O papel cada vez maior das compras online: pode-se dizer que as pessoas aprenderam a comprar sem sair de casa e esse hábito vai persistir. As marcas que ainda não criaram canais digitais, terão que se adaptar para sobreviver. Além disso, as redes sociais agora abrem novos canais de vendas que podem ser aproveitados.

Consumo de conteúdo a partir do sofá: com boa parte das pessoas continuando a realizar trabalho remoto e perdendo menos tempo no trânsito, por exemplo, acaba genrando muito mais tempo disponível para assistir vídeos em plataformas de streaming. Essa explosão no tempo de visualização pode ser uma grande oportunidade para as marcas, tanto na criação de campanhas digitais direcionadas, quanto nas estratégias de brandes content.

Um mundo com menos contato físico: a entrada no mercado do pagamento por aproximação, ou seja, sem contato físico e, o desenvolvimento de novas tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual, abrem um mundo de oportunidades que pode ser explorado para criar novas experiências para as pessoas. Os consumidores estão dispostos a experimentar.

Gastos solidários: propósito e responsabilidade social corporativa serão requisitos obrigatórios para as marcas por demanda do mercado. Além disso o valor da comunidade ganha destaque em relação as atividades egoístas. As marcas tem que se conectar com esse desejo.

Automatização da comunicação: as pessoas querem cada vez mais a personalização das experiências. Uma maneira das marcas fazerem isso é através de Bots, que conversam com os clientes através da inteligência artificial. A tecnologia está avançando rapidamente e já consegue resolver boa parte dos problemas.

A diminuição da lealdade de marca: o crescimento das compras online transformou muitos produtos e serviços em commodities. Os millenialos e a geração Z tem menos lealdade as marcas, e eles estão tomando conta do mercado de consumo. Esse é um grande desafio para as marcas já estabelecidas que tem que se defender e, uma oportunidade gigante para as marcas entrantes se posicionarem nesse novo cenário.

Aumento da importância de saúde e bem-estar: tudo relacionado a saúde será top-of-mind para os consumidores. As pessoas também estão reconsiderando como investirão seu tempo e a tendência é investir cada vez mais em si mesmo. A valorização das experiências pessoais de evolução e qualidade de vida estão gerando impacto duradouro no mercado. As marcas devem olhar com muita atenção para esse segmento e proporcionar propostas de valor conectadas com essas novas demandas. Elas devem atuar para aumentar seu papel nas mudanças da sociedade e gerar impacto positivo no modo de como as pessoas vivem, gerando mais bem-estar e colaborando para aumentar o nível geral de saúde da população.

As marcas que estiverem atentas a essas mudanças terão muitas oportunidades para inovar, se conectar com seus consumidores e, além disso, gerar crescimento em novos mercados.

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