Faltando poucos meses para a sua estreia, com data programada para os dias 10 e 11 do próximo mês de abril, a feira Tecnomoda vai reunir em Ribeirão Preto/SP o que há de melhor em fornecedores de materiais e componentes para os setores da moda e de capotaria. Conforme a empresa organizadora, a nova feira setorial chega forte ao mercado já na sua primeira edição, com grande representatividade do segmento de couros e também de fornecedores de outros materiais para os setores da moda, tapeçaria e estofamento automotivo, recolocando o estado de São Paulo como ponto de encontro entre a cadeia de suprimentos e os criativos.

O idealizador da mostra, Ricardo Michaelsen, que é sócio na empresa ZM Promoções juntamente com o empreendedor Ismael Zimmer, conta que a proposta para a criação do evento surgiu a partir da percepção de que havia uma lacuna a ser preenchida no mercado de feiras brasileiras para colocar na mesa de negociações os fornecedores de todo o País e os fabricantes localizados nas regiões do interior de São Paulo, Minas Gerais e do Paraná, de regiões como o Centro-Oeste e os estados mais ao sul da região Nordeste.

“Pelas minhas andanças há muitos anos no mercado do couro e do calçado e vestuário por este Brasil, percebi as dificuldades dos empresários e compradores do interior, especialmente os de negócios de pequeno e médio porte, para se deslocarem até os locais onde tradicionalmente acontecem os grandes eventos – Rio Grande do Sul e a capital paulista -, onde os custos e a logística para o deslocamento são quase proibitivos. Escolhemos Ribeirão Preto por ser um centro que oferece todas as condições para um grande evento mais perto desse público. O ambiente onde acontecerá a feira é sensacional, o acesso é facilitado por uma rede de estradas com ótima pavimentação e o estacionamento é gratuito. A cidade tem uma forte rede hoteleira e restaurantes, para garantir ainda mais comodidade aos visitantes e expositores”, pontua Ricardo, que tem em seu currículo nada menos do que a presidência da segunda maior feira de máquinas, componentes e serviços do mundo, a Fimec, e protagonizou em sua gestão (2009-2010) como criador do projeto Fábrica Conceito. “O projeto se tornou o principal atrativo, sendo considerado, inclusive por visitantes estrangeiros da feira, como a Disneylândia do Calçado, no qual são instaladas linhas de produção de calçados operando em tempo real”, relembra Ricardo.

Ele destaca ainda a excelência tanto do time de palestrantes quanto dos expositores. “Formamos uma grade de palestras muito qualificada e os expositores são os melhores fornecedores em suas respectivas áreas de atuação. Vai ser um evento marcante, que modificará o cenário nacional em feiras”, enfatiza.

Ismael Zimmer lembra que a cidade de Ribeirão Preto é palco para diversas áreas da indústria e do comércio, além de estar em constante crescimento e fazer divisa com cidades-chave do ramo calçadista. “O local é estratégico para alcançar os polos calçadistas e têxteis que ficam próximo à cidade, além de facilitar a vinda de fornecedores e interessados de outros estados do Brasil, com o intuito de trazer informação e tecnologia, unificando ideias inovadoras, para atender as necessidades do mercado e também proporcionar a troca de experiências do ramo de componentes para produção de calçados e artefatos, desde o couro ao sintético. Ao iniciarmos a divulgação da feira, percebemos que já era uma necessidade do mercado ter uma feira voltada exclusivamente à moda, alcançando não apenas um ou outro setor, mas vários segmentos ao mesmo tempo”, contextualiza Ismael.

Contando até o fechamento desta edição com o apoio de 12 instituições setoriais além da prefeitura de Ribeirão Preto, a feira Tecnomoda é percebida como uma ótima plataforma de negócios, acesso a informações estratégicas e espaço para o fortalecimento da rede de relacionamentos profissionais.

Uma das entidades apoiadoras da feira é a Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav). A presidente da instituição, Maranivia Martins Corrêa de Souza, conta que a decisão por apoiar o evento se deve à percepção de que se trata de uma grande oportunidade para estar junto aos demais fabricantes, fornecedores e para conhecer novos parceiros de negócios. “Para empresas do nosso segmento, será uma ótima oportunidade de nos reunirmos com nossos pares e nos atualizarmos quanto ao que está disponível no mercado, desde tendências, maquinário, processos e novos materiais. Como apoiadores institucionais, acredito ser até uma obrigação incentivarmos nossos associados, principalmente os do estado de São Paulo a visitarem a feira. Pois é uma oportunidade muito interessante que se abre. A feira estará localizada numa cidade importante da região, centralizando muitos fabricantes que por vezes não teriam a oportunidade de se deslocar de suas fábricas para irem até o RS por exemplo”, comenta.

Outro importante apoio institucional vem da prefeitura local. O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, Daniel Marques Gobbi, destaca que Ribeirão Preto é protagonista em sua região metropolitana, sendo polo de saúde, educação e referência mundial no agronegócio, e a Tecnomoda veio para fortalecer essa liderança regional. “A feira vai movimentar um setor importantíssimo do mercado e, com isso, expandir as vocações da nossa cidade. Estamos muitos felizes por termos sido escolhidos para sediar este evento e tenho a convicção de que o município agregará valor à mostra”, comemora.

Salientando que Ribeirão Preto está pronta para receber o evento, o vice-prefeito lembra que “tradicionalmente, somos uma população acolhedora, com uma rede hoteleira, comércio e serviços preparados para grandes eventos, a exemplo da Agrishow, que em 2023 recebeu mais de 195 mil visitantes e que movimentou mais de R$ 13 bilhões em negócios. A Tecnomoda com certeza potencializará as marcas participantes. Desejamos que seja um ótimo evento, que possa atrair para a nossa cidade ainda mais investimentos. Também queremos que os visitantes tenham a oportunidade de conhecer nossos pontos culturais, de lazer, de gastronomia e a pluralidade das cervejarias. Somos globais e acolhedores, com uma ótima infraestrutura e segurança. A Tecnomoda será muito bem recebida e estamos ansiosos por sua realização”, disse Daniel, parabenizando os realizadores pela iniciativa.

Uma das grandes marcas de couros que já garantiu o seu espaço na feira é a Leather Labs – empresa da JBS Couros – que tem dois objetivos principais: incentivar o consumo de couro no Brasil sendo o espaço de contato, incentivo ao empreendedorismo e aprendizado e conscientizar o consumidor final sobre o processo produtivo do couro e seus benefícios ambientais e sociais. O coordenador de Operações da marca, Pedro Domingues, considera que as feiras, de um modo geral, são uma oportunidade para as empresas se comunicarem com o mercado.

“Vemos a Tecnomoda como uma nova oportunidade de estarmos próximos aos clientes do mercado brasileiro, criarmos relacionamento e consolidarmos a marca Leather Labs como referência em qualidade, inovação e informação. A JBS Couros tem tradição em participar das feiras nos principais mercados mundiais por acreditarmos que seja uma ferramenta que proporcione o contato direto com potenciais novos clientes. Temos certeza de que, já em sua primeira edição, a Tecnomoda nos proporcionará esta troca que buscamos com os clientes da região”, avalia.

Segundo ele, o que mais chamou atenção na feira é a variedade de segmentos abrangidos – calçados, artefatos, vestuário, móveis e estofamento automotivo. “A Leather Labs atua diretamente nestes mercados e possui couros de padrão internacional para cada um deles. A Tecnomoda vai nos proporcionar a oportunidade de termos contato com mais clientes gerando possibilidade de novos negócios e fortalecendo a marca Leather Labs”, assegura.

A feira tem o apoio das seguintes instituições

  • Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav)
  • Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex)
  • Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp)
  • Brasil Custom Group
  • COMMODA – comitê da cadeia produtiva da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)
  • Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC)
  • Sindicato da Indústria de Calçados, Artefatos de Couro e Vestuário de Santa Cruz do Rio Pardo (Sincalvest)
  • Sindicato da Indústria de Calçados de Jaú (Sindicalçados)
  • Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (Sindifranca)
  • Sindicato da Indústria do Curtimento de Couros e Peles no Estado de São Paulo (Sindicouro)
  • Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi)
  • Sindicato Patronal de Bolsas e Acessórios de Minas Gerais (Sindibolsas)
  • Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto
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