Projeções do IEMI apontam que expansão das vendas no período pode gerar R$ 125,3 bilhões ao setor,
com destaque para aceleração em dezembro

O varejo de moda brasileiro deve registrar uma temporada positiva na coleção primavera-verão 2025, segundo estimativas do IEMI – Inteligência de Mercado. A projeção é de que as vendas de vestuário entre setembro e dezembro movimentem cerca de R$ 125,3 bilhões, alta de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em volume, o crescimento estimado é de 4,6%, alcançando 2,5 bilhões de peças.
O desempenho mais expressivo é esperado para dezembro, mês que concentra as compras de fim de ano, incluindo presentes de Natal e roupas para as festas de final de ano. Para o mês, a previsão é de um avanço de 5% no volume de peças comercializadas e de 8,3% em valores, chegando a R$ 48 bilhões.
“Esses números refletem não apenas o efeito calendário, mas também uma retomada do consumo em um ambiente de maior estabilidade econômica. O consumidor está mais confiante para investir em moda, especialmente em itens ligados às estações mais quentes, que têm forte apelo de estilo de vida e identidade cultural”, avalia Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI – Inteligência de Mercado.

Para Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que representa mais de 100 das principais marcas do varejo de moda, os números projetados pelo IEMI para a temporada primavera-verão confirmam a relevância do varejo de moda na dinâmica econômica e cultural do país. “Esse crescimento, sustentado pela confiança do consumidor e pela diversidade de canais de compra, mostra a capacidade do setor de se reinventar e responder rapidamente às mudanças de comportamento. Ao mesmo tempo, evidencia a importância de mantermos o foco em práticas responsáveis, que assegurem competitividade com base em inovação, sustentabilidade e respeito às pessoas ao longo de toda a cadeia de valor”, avalia.

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Tendências de consumo e contexto de mercado
O diretor da ABVTEX avalia: “O avanço estimado para a primavera-verão reforça a trajetória de recuperação do setor, apoiada pela redução da desigualdade tributária com as plataformas de e-commerce internacionais, pela diversidade de canais de venda e pela adaptação das marcas às novas dinâmicas de consumo”, diz Lima. O período também é estratégico para lançamentos de coleções, campanhas promocionais e ativações ligadas a datas comemorativas, como Dia da Crianças, Natal e Réveillon. O relatório do IEMI mostra ainda que outubro deve registrar crescimento de 2,7% no volume de vendas e 6,7% em valores, somando R$ 24,9 bilhões, sinalizando que os consumidores antecipam parte das compras para o início da estação. Segundo Prado, a performance de fim de ano será decisiva para fechar 2025 com indicadores positivos.
“O setor de vestuário tem mostrado resiliência, adaptando-se às mudanças no comportamento de compra e buscando eficiência em toda a cadeia produtiva. Esse movimento tende a se intensificar nas próximas coleções, consolidando um novo ciclo de crescimento”, observa Prado.

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Edmundo Lima conclui que as marcas e varejistas que melhor souberem alinhar estilo de vida, identidade cultural e propósito com eficiência operacional terão condições de capturar esse crescimento e projetar tendências de forma consistente.

Sobre a ABVTEX
Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. É a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.
Promotora do diálogo entre toda a cadeia de valor da moda, a ABVTEX é reconhecida por suas iniciativas em prol do compliance, fornecimento responsável e a promoção do trabalho digno, por meio do Programa ABVTEX. Possui ainda como pilares de atuação o combate à falta de isonomia tributária frente aos e-commerces internacionais, à informalidade e o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, entre outras frentes.
Sobre o IEMI – Inteligência de Mercado
Fundado em 1985, o IEMI – Inteligência de Mercado é uma empresa provedora de conhecimento, especializada nos mercados têxtil, calçadista e moveleiro investindo constantemente em informações. A empresa celebra em 2025 seus 40 anos de história, marcando sua trajetória como líder na oferta de dados numéricos, qualitativos e quantitativos, que atendem às necessidades crescentes das indústrias e entidades em diversos setores. Com o objetivo de impulsionar o planejamento estratégico das empresas brasileiras, o IEMI se consolidou como a principal fonte de informações para alguns dos setores mais relevantes da economia nacional. Saiba mais no site do IEMI.
Fonte: ADS Comunicação Corporativa