Demanda por malhas de poliamida cresce nas confecções e empresas do setor têxtil, com capacidade de pronta-entrega, aceleram a produção. Mercado fitness deve crescer em até 18% nos próximos 3 anos


A indústria da moda feminina tem experimentado um crescimento significativo, impulsionado pela busca por peças que aliam funcionalidade, conforto e durabilidade. Tecidos modernos, como a poliamida, têm ganhado destaque, sendo amplamente utilizados não apenas na moda fitness, mas também em peças casuais e de alfaiataria. Sua leveza, toque suave e praticidade – como a resistência a amassados e a rápida secagem – fazem dela uma escolha ideal para mulheres que buscam sofisticação e praticidade sem abrir mão do conforto.

Sócios da Soul Textil em evento do setor com expert Eduardo Cristian ao centro


“As confecções que investem em malhas de poliamida proporcionam aos seus clientes uma experiência de marca diferenciada. O toque de uma malha de qualidade é sensacional, fora a praticidade, pois não precisa passar. Foi-se a época em que malha era apenas sinônimo de moda fitness. Hoje, nossos principais clientes são confecções de moda casual e até alfaiataria”, afirma Natasha Canuto (foto), sócia da Soul Têxtil, uma das principais fabricantes de malhas em São Paulo, com capacidade de pronta-entrega.


Há algumas décadas, tecidos como o algodão dominavam o mercado, mas absorviam suor e amassavam com facilidade. O poliéster trouxe mais resistência, mas nem sempre proporcionava a respirabilidade necessária. Com os avanços na tecnologia têxtil, tecidos como a poliamida surgiram como solução versátil, garantindo leveza, melhor caimento e um acabamento refinado para diferentes tipos de roupa, de blazers a vestidos.


O setor têxtil tem apresentado crescimento contínuo, com um aumento médio de 15% ao ano desde 2020, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Além disso, a demanda por peças que unem conforto e praticidade deve impulsionar o crescimento do mercado que deve crescer entre 16 e 18% nos próximos três anos, conforme estimativas do expert Eduardo Cristian – fundador da Costurando Sucesso e Embaixador das confecções.


O crescimento das redes sociais e do marketing de influência também tem impulsionado essa demanda. Influenciadoras digitais e criadoras de conteúdo têm apostado em peças feitas com tecidos que oferecem conforto superior e praticidade no dia a dia, o que fortalece a adoção desses materiais pela indústria da moda.


Expansão e novas oportunidades


Para atender a esse mercado aquecido, empresas têxteis precisam garantir eficiência e agilidade na entrega de matérias-primas às confecções, permitindo que novas coleções cheguem rapidamente ao mercado. A paulistana Soul Têxtil tem abastecido confecções em todo o país e espera expandir ainda mais sua atuação em 2025.


“A inauguração da nossa última loja, que completa um ano de funcionamento agora em abril, é um marco não apenas para nós, mas também para o mercado têxtil como um todo. Em um setor onde os clientes acabam passando por grandes frustrações, nós estamos engajados na missão de sermos um parceiro vital, proporcionando soluções eficazes, como pronta-entrega de malhas, qualidade com o mesmo padrão em todos os artigos, diversidade, ótimos preços e atendimento diferenciado para as confecções espalhadas por todo o Brasil”, afirma Thiago Canuto, sócio da Soul Têxtil.


Com a ascensão da moda feminina que valoriza funcionalidade e conforto, a expectativa é que tecidos de alta performance continuem moldando o futuro do setor, tornando-se indispensáveis tanto para roupas casuais quanto para peças sofisticadas.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104