vídeo é impressionante: um homem vestindo calça jeans, sentado no asfalto, é arrastado por mais de 30 metros. O jeans fica todo rasgado a partir do primeiro metro, mas o forro da calça resiste, garantindo a sua proteção completa.

Aliar conforto e estilo à segurança de motociclistas é a principal proposta da Corse, especializada em roupas e acessórios para os amantes de motos. O diferencial da empresa brasileira é utilizar a fibra de aramida Kevlar® para produzir jeans e jaquetas com forros altamente protetivos, além de segundas peles.

Com investimento inicial de R$ 70 mil (2017) e faturamento anual superior a R$ 1 milhão já em 2019, a Corse vem se consolidando no mercado com crescimento exponencial ano a ano. O interesse do brasileiro pelo motociclismo só aumenta: dados da Abraciclo indicam que o mercado de motocicletas novas no país retoma a curva de crescimento de antes da pandemia: a estimativa é de alta de 27% nas vendas em 2021 em comparação ao ano passado.

“Além disso, a segurança no trânsito é um tema cada vez mais em voga entre os amantes de moto, que efetivamente passaram a se interessar por novas tecnologias que garantam proteção pessoal mais eficaz”, afirma Fernando Braz, sócio fundador da Corse.

Pesquisas apontam que cerca de 12 mil motociclistas morrem por ano em acidentes no país. Levantamento da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia identificou o perfil dos acidentados: quase 90% são homens, a maioria jovens (entre 18 e 30 anos) e mais da metade usa a moto para trabalhar.

O que é o Kevlar®

O Kevlar® que a Corse utiliza na forração de roupas é uma fibra aramida criada pela multinacional DuPont. É um material resistente ao calor e com uma estrutura molecular que o torna mais forte do que o aço, usado em várias aplicações: na blindagem de veículos militares, espaciais e comerciais, em equipamentos de proteção de trabalhadores e de astronautas, assim como escudos e capacetes policiais, entre outros.

“Os tecidos feitos com Kevlar® protegem contra a abrasão, que no caso seria a fricção com o asfalto, evitando esfolamentos e arranhões. Mas esse material também é extremamente resistente ao calor gerado por essa fricção, reduzindo significativamente o risco de queimaduras”, explica Alexandre Claro, Gerente de Contas da DuPont Personal Protection .

Braz afirma que, não bastassem as múltiplas proteções, o Kevlar® é leve, garante alta respirabilidade e proporciona excelente conforto térmico. “São roupas pensadas para o nosso clima aqui no Brasil. As vestimentas tradicionais de motociclistas são quentes, pesadas, muitas vezes produzidas em países com clima muito frio, como Estados Unidos e países da Europa. Por exemplo, uma jaqueta tradicional pesa 2,5 kg; a da Corse, com Kevlar®, não chega a 1 kg”, afirma o empresário.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266