A indústria da moda é conhecida como um campo fértil para mentes criativas explorarem ideias inovadoras e autênticas. Nesse universo competitivo, o diferencial encontra-se não apenas na capacidade de criar, mas também na habilidade de gerir um negócio. Tendo em vista o preparo dos profissionais que capacita, o SENAI CETIQT divulgou, em 2023, um total de 711 vagas de estágio em diversas empresas, proporcionando aos seus estudantes a oportunidade de estarem próximos da indústria química, de confecção e têxtil ainda durante a formação. A instituição se apresenta como uma fonte confiável de talentos para a indústria, com diversas empresas procurando, dentro do seu ambiente acadêmico, os profissionais que contribuirão com mão de obra qualificada para o crescimento e inovação do setor.

Por isso, além das oportunidades de estágio, o SENAI CETIQT também divulgou, no último ano, cerca mil vagas de empregos efetivos, oferecendo a chance para os seus alunos terminarem a graduação já empregados. Além de oferecer uma formação completa, o SENAI CETIQT desempenha um papel fundamental na conexão dos seus alunos com o mercado de trabalho, os capacitando tanto para atender as demandas da indústria, quanto para que eles se destaquem na criação das suas próprias marcas.

Aos 22 anos, a Designer de Moda, Isabela La Fuente, revela como o SENAI CETIQT contribuiu para a sua jornada neste universo, solidificando o seu conhecimento técnico e instigando a ideia de fundar a sua própria marca. A jovem despertou para a moda desde cedo ao manipular as roupas da mãe. Em 2020, em meio a pandemia, Isabela enxergou uma oportunidade para finalmente dar vida ao seu sonho, a IF Urban, sua marca slow fashion. A Designer conta que o primeiro passo durante o processo de desenvolvimento da marca foi a pesquisa de tendências. Para essa etapa, ela contou com o auxílio da Worth Global Style Network (WGSN), uma plataforma que é líder mundial em previsão de tendências e que é disponibilizada para todos os alunos do curso de Design de Moda da Faculdade SENAI CETIQT. “É uma plataforma que te coloca à frente das tendências e isso é um diferencial e tanto, porque nem todo mundo tem acesso”, afirma.

Além da plataforma, a empreendedora ainda revela que, para o início do seu empreendimento, levou como princípio os ensinos aprendidos na faculdade sobre a importância de produzir uma peça de boa qualidade, dando atenção aos detalhes, e criando peças que façam o consumidor ter a sua autoestima renovada ao vesti-las. “Desde o início eu aprendi sobre a qualidade do produto, a como fazer ótimos acabamentos nas aulas de costura… isso também me ajudou a identificar boas costureiras para a minha marca”, declara.

Por mais que conte com a ajuda de um modelista e de costureiras, Isabela gosta de participar de todo o processo para garantir a qualidade de cada peça produzida. “No começo foi bem difícil achar pessoas que correspondiam ao padrão de excelência que eu buscava, mas no fim, deu tudo certo. Hoje trabalho com ótimos profissionais”. Ao ser questionada sobre um momento marcante, Isabela afirma que no sexto período participou de uma ação que mudou completamente o rumo do seu empreendimento, que já estava funcionando há um ano. A instituição propôs um estudo de marca, onde os alunos foram convidados a escolherem determinadas marcas e apontar possíveis mudanças e melhorias. “Eu acabei trazendo esse exercício para o meu próprio negócio. Foi uma virada de chave muito grande. Nesse processo, identifiquei a necessidade de um rebranding, aprendi sobre identidade visual, missão, valores, e isso fez com que a IF se tornasse o que ela é hoje: autêntica e única”, afirma.

Adriana Miranda, também graduada como Designer de Moda pelo SENAI CETIQT, iniciou a sua jornada empreendedora em 2019, quando ainda cursava o segundo ano do ensino médio. A ideia de lançar a NINNE AM, uma marca voltada para o segmento de moda praia nasceu a partir de uma necessidade identificada pela Designer: a escassez de venda de peças com a sua própria identidade, especialmente na modelagem PP. A jovem resolveu então fazer um curso de costura, o que a levou a explorar a possibilidade de criar peças do zero. Em apenas um mês ela criou um perfil no Instagram para a sua marca e iniciou as vendas sob encomenda, contando apenas com o apoio de uma modelista. “Comecei a vender as minhas criações para algumas amigas, colegas do colégio, e, quando percebi, já estava vendendo para pessoas que eu nem conhecia”, afirma.

“Hoje em dia, estamos caminhando para ter um estoque e atender à crescente demanda. Trabalhamos atualmente em parceria com uma fábrica terceirizada. Eu sou responsável pelas peças piloto e conto com a colaboração de uma modelista”. Durante a entrevista, Adriana destacou a importância crucial do SENAI CETIQT em sua jornada profissional. “Eu consegui ter uma visão mais abrangente do mercado da moda. Pude amadurecer e profissionalizar a minha marca, principalmente na parte de produção e no processo de criação. Aprendi como criar uma coleção, como desenvolver, todo o processo do início ao fim”, declara.

Já Isabela La Fuente finalizou afirmando que a Instituição “É uma faculdade muito completa. Eu não aprendo só sobre criar uma peça, identificar a qualidade do tecido… tenho todo um suporte que vai além”. Seja capacitando os seus alunos a abrirem os seus próprios negócios, como é o caso das Designers Isabela e Adriana, ou conectando empresas a alunos talentosos, o SENAI CETIQT oferece opções abrangentes de atuação para os seus estudantes, contribuindo para o fortalecimento do setor da moda, no Brasil.

Para saber mais sobre a graduação de Design de Moda no SENAI CETIQT, acesse: https://cursos.cetiqt.senai.br/graduacao.html

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266