Toda coleção de moda é fruto de muito trabalho, onde a inspiração tem papel fundamental. A identificação de marca é conquistada com estratégia e ideias próprias, mas é preciso conhecer as principais tendências do mercado e também os caminhos que levam ao sucesso.

Para isso, ficar antenado aos principais estilistas de moda nacionais é fundamental. Conheça alguns deles e inspire-se para traçar sua própria trajetória.

1 – Alexandre Herchcovitch: um dos principais estilistas de moda nacionais

Desde 2016 as coleções de moda da marca À La Garçonne e ÀLG trazem o traço inconfundível de Alexandre Herchcovitch. O estilista é um dos principais estilistas de moda do momento e também um grande parceiro da Haco.

A primeira grande inspiração de Herchcovitch começou em casa, com os ensinamentos da mãe Regina sobre costura. Um ano após terminar a faculdade de moda, inaugurou a própria marca, em 1994, quando também fez o primeiro desfile. Dez anos depois, era a vez de se firmar de vez na Semana de Moda de Nova York.

Hoje, Alexandre Herchcovitch investe o tempo em parcerias com grandes nomes da moda, como a Haco, onde foi responsável pelo primeiro Book Haco 2019, e a marca Universo, criada com Vinicius Campion, que atua à frente da AMP (a mulher do padre).

Dentre as marcas pessoais, desse que é um dos maiores estilistas de moda do país, Alexandre Herchcovitch faz questão de criar diferenciais através dos aviamentos para os mais variados segmentos.

2 – Tradições nordestinas e artesanais valorizadas por Martha Medeiros

Focada nas tradições nordestinas e nos processos artesanais, Martha Medeiros é um dos principais nomes da moda nacional atualmente.

Usando rendas produzidas nas comunidades de Maceió, a estilista produz peças de high couture com uma pegada de sustentabilidade, em peças exclusivas com um estilo artesanal único.

Formada em Direito e em Moda, Martha Medeiros começou no mercado com uma loja multimarcas, onde passou a privilegiar as produções em renda.

Logo passou a produzir as próprias peças e hoje, como uma das estilistas de moda mais reconhecidas do país, com duas lojas próprias em São Paulo e Maceió e mais de 20 pontos de venda, inclusive internacionais, como em Londres e em Nova York.

3 – Pedro Andrade: originalidade contemporânea

Pedro Andrade é um dos estilistas de moda que mais tem ganhado destaque no cenário nacional nos últimos tempos. O gaúcho é fundador da Piet, marca que já se tornou referência em originalidade contemporânea.

Apaixonado por moda desde a infância e com forte inspiração sportwear e streetwear, Pedro Andrade propõe uma revisão do clássico guarda-roupa masculino a partir de métodos exclusivos de estampas e o desenvolvimento de malhas especiais.

O DNA claramente funcional e com design utilitário com pegada de High-End reflete também uma preocupação com o processo de fabricação de cada peça, todas de fabricação própria da Piet. Cada etapa de produção é rastreada para oferecer produtos de qualidade com responsabilidade social.

4 – David Lee

Em apenas 5 anos de mercado, David Lee é um dos estilistas de moda de maior destaque no país, entrando para a lista Under 30 da Revista Forbes em janeiro de 2020.

Em 2019 o cearense foi selecionado para um programa de 1 ano de mentoria em Londres pelo concurso International Fashion Showcase, promovido pelo British Fashion Council, do qual foi finalista.

David Lee trabalha a moda masculina a partir do conceito dos opostos. Tendo o crochê artesanal como diferencial, o designer tem uma visão única que mescla a praticidade do militarismo à elegância da alfaiataria e ao dinamismo do sportswear.

Com mood casual, moderno e clean, o estilista da Casa de Criadores está na Veste Rio, uma das principais plataformas de moda do país, e tem PDV no Cartel 011, em São Paulo.

5 – Diego Fávaro

Urban style com muito conforto. Desde que despontou em 2014 no line up da Casa de Criadores, considerada a maior vitrine de moda do país, Diego Fávaro ganhou espaço com o conceito streetwear.

estilista de moda empresta uma nova leitura a mini bags, pochetes, bonés, chokers, calçados e acessórios em geral. Um dos pontos altos da grife é a identificação de marca.

6 – Patrícia Bonaldi

As criações de Patrícia Bonaldi são marcadas pelos tules, rendas coloridas e bordados, que acompanham as exuberantes e luxuosas peças artesanais.

A primeira coleção de moda da mineira de Uberlândia surgiu em 2003 e foi aclamada pela crítica especializada e pelo público. Em 2012 criou a segunda marca, dessa vez voltada para o público jovem, a PatBo, que desfila pela SPFW desde 2014.

Visionária, Patrícia Bonaldi foi mais além. Ela foi uma das primeiras estilistas de moda brasileiras a identificar o fenômeno das blogueiras como influencers. O nicho mostrou ser extremamente eficiente e logo as coleções da mesma estavam fazendo sucesso pela internet.

Hoje, Patrícia Bonaldi tem mais duas marcas: Lucas Magalhães e Apartamento 03, com criações distribuídas em quatro continentes.

7 – Igor Dadona

Também estreante da Casa de Criadores, em 2013 a grife Igor Dadona surpreendeu o mercado com uma junção de streetstyle com alfaiataria, criando peças de beleza inesperada.

A marca própria, criada em 2012, logo chamou a atenção da mídia especializada, dentro e fora do Brasil. A modelagem e as silhuetas nada convencionais aliadas a elementos da moda feminina busca criar um novo conceito de moda ao homem moderno.

8 – Lucas Leão

Seguir padrões não é o objetivo de Lucas Leão. O estilista de moda opta por materiais inusitados para compor verdadeiras colagens fashion para a “Marca Outsider”, como se auto intitula.

O carioca, de 29 anos, teve a coleção de estreia na SPFW de 2018 mostrando uma marca alegre e surpreendente. A leitura colorida e divertida é cheia de pregas, tingimentos, volumes e assimetrias. No mundo da moda de Lucas Leão, a moda agênero impera: para ele somos todos humanos, sem divisão ou categorias.

9 – ÃO foca na abertura de novos horizontes

O impacto das cores é inevitável, mas é apenas um caminho para novos horizontes, para a multidisciplinaridade. À frente da marca unissex ÃO, criada em 2017, Marina Dalgalarrondo usa a moda como um meio, não um fim. A ideia é ampliar a marca para uma plataforma artística, multifacetada.

Saída do Projeto Estufa para as passarelas da SPFW, a estilista de moda não abre mão de uma extensa pesquisa de moda para se conectar com o entorno, agregando técnicas das artes plásticas às peças têxteis.

Volumes que dão conforto e blocos de cores são as principais características de produções de pequeno porte, sempre com materiais nacionais.

10 – Rocio Canvas

O conceito dessa marca feminina é a investigação da modelagem. Fundada em 2016 por Diego Malicheski, as coleções refletem tudo o que pode ser “pintado” a partir de uma roupa em branco.

A marca apresenta recortes inimagináveis de uma exploração infindável da arquitetura fashion. A proposta minimalista e vanguardista do curitibano garantiu a seleção de Diego para a Casa de Criadores, alavancando a carreira do estilista.

Segundo Diego Malicheski, a inspiração para a primeira coleção de moda veio da mãe, dona Rocio, que ajudou a batizar a marca. Canvas, por outro lado, que é segundo nome da grife, significa “tela” em inglês.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266