A Cipatex® acaba de lançar o “Recicle”, um novo laminado para calçados, bolsas e acessórios desenvolvido no conceito da sustentabilidade. Resíduos de PVC e polímeros reciclados e selecionados são utilizados na composição do produto, que também é isento de matéria-prima de origem animal e livre de metais pesados.

Para criar o novo artigo, a empresa desenvolveu um sistema de reciclagem interna capaz de reaproveitar retalhos, sobras e aparas de PVC e outros polímeros provenientes do seu processo produtivo. Os resíduos são transformados em pequenos grânulos multicoloridos e depois incorporados em uma base transparente para ganhar forma de laminado. A transparência e os pontos coloridos garantem versatilidade e um visual moderno ao componente, que pode ser aplicado em alta frequência em detalhes de calçados, reforços em vista de ilhós, bolsas, nécessaire e logotipos.

Segundo o consultor técnico de desenvolvimento de produto da Cipatex®, Rafael Bonvincine, o lançamento é composto por 10% de material reaproveitado, presente nos grânulos, e também tem potencial para ser 100% reciclado. A base do artigo conta com uma formulação elaborada a partir de insumos alternativos, provenientes de fontes renováveis. O produto tem como parte de sua aditivação o cálcio, zinco e potássio, usados comumente como fertilizantes agrícolas. “O “Recicle” foi totalmente pensado e desenvolvido no conceito sustentável, visando um laminado versátil em sua aplicação e simplificando seu processo produtivo do início ao fim”, comenta.

A reciclagem interna garante economia de 10% com matéria-prima virgem na produção do artigo, além de uma expectativa de queda no consumo de água, de energia e na emissão de poluentes na atmosfera. A medida também reduz o acúmulo de sobras e desafoga a central de armazenamento de resíduos da empresa.

A estratégia do projeto também foi pautada na logística reversa, já que o processo desenvolvido possibilita o reaproveitamento dos laminados que sobram dos clientes (fabricantes de calçados) e não serão mais utilizados. Os materiais de PVC podem ser encaminhados à empresa para serem transformados em grânulos e reutilizados na produção de um novo “Recicle”, o que contribui para diminuir os impactos ambientais.

Outro fator positivo é que o ciclo do novo artigo continua mesmo após o fim da sua vida útil, já que o produto é 100% reciclável. “O perfil sustentável do componente oferece novas oportunidades à indústria calçadista que busca aumentar seu portfólio com produtos de qualidade, design diferenciado e com pegada ambiental”, afirma Bonvicine.

Conforme Silvio Martins, head de marketing da Cipatex®, o desenvolvimento do material reflete o conceito ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) adotado pela empresa. “Além de reforçar o compromisso da marca com a redução de impactos ambientais, o projeto incentiva toda a cadeia produtiva a unir esforços na criação de artigos mais sustentáveis para oferecer ao consumidor um produto final alinhado com a moda consciente”, complementa Silvio Martins, head de marketing da Cipatex®,

Sobre o Grupo Cipatex®

Há 58 anos o Grupo Cipatex® oferece ao mercado soluções confiáveis e inovadoras em revestimentos sintéticos, buscando sempre uma posição de vanguarda, com responsabilidade social e ambiental. Criada em 1964, a companhia se diversificou constantemente e hoje conta com uma linha de produtos que atende aos setores de calçados, piscinas, bolsas e acessórios, utilidades domésticas, construção, móveis, vestuário, automóveis, esporte e lazer, brindes, material escolar e comunicação visual. Por essa dedicação tornou-se líder na fabricação de revestimentos sintéticos.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266