Voltado a estudantes de moda da Grande São Paulo, o programa terá 10 episódios e será exibido na Fashion TV a partir do mês de novembro
O Instituto Focus Têxtil, área de responsabilidade social da Focus Têxtil, empresa que desenvolve e comercializa tecidos há 80 anos, abre as inscrições para a primeira edição do Design Vision Reality Show. O projeto é voltado para estudantes de moda da Grande São Paulo, devido ao momento atual da pandemia. O reality terá 10 episódios com exibição pelo canal Fashion TV e conta com Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Hanayrá Negreiros como mentores, e Day Molina como apresentadora.
Além de revelar novos talentos, o programa terá como tema principal a moda sustentável que será trabalhada de maneira ambiental e econômica. Os jovens selecionados para o projeto devem trabalhar somente com resíduos de tecido da Focus Têxtil. “Dentro da cadeia têxtil, trabalhamos diariamente com o resíduo de pequenos cortes de tecido, muitas vezes menores de 20 cm. São retalhos que poucas pessoas, marcas e entidades sabem ou querem utilizar”, enfatiza Paulo Cristelli, do Instituto Focus Têxtil. O desafio no programa será criar peças inovadoras, criativas e comerciais apenas com resíduos pequenos.
Durante o reality, os participantes terão como atividade criar uma peça conceito e mais cinco peças com visão comercial, adaptando a criatividade para opções de uso cotidiano. Para executar a tarefa, o programa contará com a expertise do Instituto Acaia, organização social privada e sem fins lucrativos que trabalha para a redução da desigualdade social. As costureiras formadas na instituição serão responsáveis pela produção de peças e obras criadas pelos participantes selecionados, gerando renda, experiência e portfólio aos seus currículos.
Dividido em 10 episódios, o programa terá capacitações e desafios para os participantes executarem. Cada capacitação ocupará um episódio, junto com um desafio e uma avaliação pelos jurados. Os nomes para as seis capacitações especiais do Programa de Imersão em Moda Sustentável são Walter Rodrigues, Jackson Araújo, Agustina Comas, Renato Dib e Alexandre Hebert, Day Molina e Angela Brito e Amir Slama. No sétimo episódio, os participantes passarão por um desafio surpresa.
No oitavo episódio, os participantes deverão apresentar na passarela a peça conceito, criada só com resíduos e com base em todos os pontos vistos no programa de capacitação. Os jurados vão avaliar as peças e dar notas, os cinco melhores classificados passam para a fase final do programa, que será um desfile de cinco looks de cada participante. Um júri técnico, com nomes do mercado de moda sustentável, avaliará as roupas produzidas. Os participantes que tiverem as três melhores notas serão os vencedores e receberão como prêmios:
Primeiro lugar: Curso de extensão IED One Year (com conclusão em Milão – com tudo pago); Um Editorial Especial Revista Harper´s Bazaar; 300 metros de Tecidos Focus Têxtil.E assinará uma coleção cápsula sustentável para a Pernambucanas em 2022.
Segundo lugar: 200 metros de Tecidos Focus Têxtil.
Terceiro Lugar: 100 metros de Tecidos Focus Têxtil.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas entre os dias 17 de maio e 15 de junho pelo site do Instituto Focus Têxtil http://www.institutofocustextil.com.br/designvision. Na inscrição o candidato deverá enviar um portfólio e um moodboard para avaliação. Os 25 selecionados deverão fazer um vídeo sobre sobre o significado da moda sustentável para ele. Na sequência, os alunos passarão por entrevistas com os mentores que selecionam os 10 estudantes participantes do programa.
O Programa Design Vision Reality Show conta com o patrocínio da Pernambucanas, além de apoio do Sebrae Nacional, Perfeito Botões, Andrade Máquinas e Brother Máquinas