A Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics foi encerrada em 11 de junho, apresentando não apenas soluções de vanguarda para a indústria da moda, mas também fornecedores e produtos de qualidade que comprovaram sua relevância ao longo do tempo. Considerada por muitos como uma importante plataforma para negócios têxteis no Sul da China, a feira, realizada simultaneamente à Yarn Expo Shenzhen e à PH Value, recebeu mais de 20 mil visitas de profissionais de 74 mercados representados — um expressivo aumento da participação internacional em relação às edições anteriores.

A vantagem tecnológica de Shenzhen e o potencial de colaboração regional foram apontados como fatores fundamentais para esse crescimento. Os compradores encontraram cerca de 620 expositores de 11 países e regiões. Durante os três dias, também tiveram acesso a uma programação paralela que colocou sustentabilidade e inovação no centro das discussões, com destaque para as estreias do Future Horizons Forum e do Innovation Studio.

Wilmet Shea, gerente-geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd, avaliou os resultados desta edição: “Shenzhen é o ponto focal da Greater Bay Area (GBA), que, segundo a Bloomberg, está sendo posicionada como a primeira megaregião da China com US$ 2 trilhões. Somando-se a isso a força industrial regional, a acessibilidade do recinto e as iniciativas de isenção de visto da China, fica claro por que esta plataforma é ideal para negócios. Esse cenário foi reforçado pelo reposicionamento estratégico da Intertextile Shenzhen, mais alinhado a um mercado orientado à inovação.”

Inovação como estratégia

Com o tema “inovação têxtil”, a feira apresentou o Future Horizons Forum, dedicado à sustentabilidade, materiais de última geração e aplicações de inteligência artificial na indústria. As sessões foram moderadas por pesquisadores e acadêmicos da The Hong Kong Polytechnic University (PolyU), do Technological and Higher Education Institute of Hong Kong (THEi) e da Wuyi University.

Entre os participantes estiveram representantes da Asia International Hemp Federation (AIHF), LIVVIUM, niisham.liimbu, Panther Textile Group, Shift Fashion Group e Sunday Square.

Outro destaque foi o lançamento do Innovation Studio, uma área coletiva criada em parceria com a AIHF, a School of Fashion and Textiles da PolyU, o THEi e a Wuyi University.

Para Eve Nwaogu Chan, líder do programa de Fashion Design do THEi e uma das responsáveis pelas duas iniciativas, a Intertextile Shenzhen vem consolidando uma nova identidade ao apostar na inovação têxtil, reunindo materiais inteligentes, acabamentos funcionais, química sustentável e manufatura digital. Segundo ela, a feira conecta profissionais e empresas que estão planejando os próximos cinco a dez anos, e não apenas a próxima temporada.

Conexão internacional

O novo posicionamento reforçou o papel da feira como plataforma internacional de negócios têxteis no Sul da China. Entre os compradores VIP estiveram empresas internacionais como Adidas, American Eagle, Lululemon e SIDEFAME, além de empresas chinesas como Annakiki, CHLOSIO e Ellassay.

A feira também recebeu 65 compradores de quatro delegações internacionais, três delas provenientes do Sudeste Asiático, incluindo a Malaysian Knitting Manufacturers Association (MKMA) e o Thailand Textile Institute.

Os expositores vieram de países como China, França, Itália, Coreia, Peru, Estados Unidos e Vietnã. A Japan Zone contou com 16 empresas. Para muitos compradores, justamente a combinação entre soluções de próxima geração e fornecedores tradicionais foi um dos grandes diferenciais da Intertextile Shenzhen 2026.

O holandês Malique Mohamud, CEO da The Niteshop/Concrete Blossom, destacou o programa de matchmaking da feira. Segundo ele, a empresa está desenvolvendo, em parceria com o município de Rotterdam, um projeto voltado à economia circular e à produção artesanal local. Em Shenzhen, buscava tecidos produzidos com fibras sustentáveis e regenerativas. “Em apenas duas horas fizemos três contatos de alto potencial”, afirmou.

Expositores destacam o mercado

Peng Xiao, diretor de vendas da Shanghai Cavallo 1886, agente da peruana Incalpaca TPX, observou que a Intertextile Shenzhen se tornou uma plataforma mais direcionada, com forte presença de compradores. Segundo ele, os clientes da região demonstram maior interesse por matérias-primas e uma preferência especial por fibras naturais.

Felicia Shi, representante da Global Standard na região Ásia-Pacífico, destacou o interesse pelas fibras de sumaúma (kapok), além de ferramentas digitais para rastreabilidade, dados de fibras e avaliação de impacto. A fibra de kapok, segundo ela, foi um dos temas que mais despertaram interesse durante a feira.

Para Simon Xu, gerente da Kirari Textile, integrante da Japan Zone, o mercado da Greater Bay Area apresenta forte demanda por produtos de médio e alto padrão. O modelo de estoque disponível e sem quantidade mínima de pedido também se mostrou adequado às necessidades dos compradores locais.

Cânhamo entre tradição e inovação

A Asia International Hemp Federation (AIHF) também teve papel de destaque na programação. Sharon Diedre Leyson, secretária-geral da entidade, ressaltou que a Intertextile Shenzhen permitiu conectar o setor de cânhamo a diferentes mercados internacionais.

Segundo ela, o cânhamo depende de toda uma cadeia produtiva e possui aplicações que vão muito além do vestuário, incluindo compósitos para a indústria automotiva e bioplásticos. Para a executiva, o Innovation Studio mostrou justamente como uma matéria-prima tradicional e artesanal pode ser valorizada por meio da tecnologia e da inovação.

A Intertextile Shenzhen Apparel Fabrics se consolida, assim, como uma plataforma para apresentar novas tendências, modelos de negócios e forças que estão transformando a indústria. Por meio de exposições, seminários e fóruns temáticos, a feira aproxima empresas e profissionais de soluções capazes de impulsionar o desenvolvimento do setor.

Realizada simultaneamente à Yarn Expo Shenzhen e à PH Value, a feira foi organizada pela Messe Frankfurt (HK) Ltd, Messe Frankfurt (Shenzhen) Co Ltd, Sub-Council of Textile Industry, CCPIT e China Textile Information Center.

Próximos eventos

Intertextile Shanghai Apparel Fabrics – Autumn Edition / Yarn Expo Autumn
25 a 27 de agosto de 2026 – Xangai, China

Vietnam International Trade Fair for Apparel, Textiles and Textile Technologies
24 a 26 de fevereiro de 2027 – Ho Chi Minh City, Vietnã

fonte: MesseFrankfurt

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104