Com projeto pioneiro no varejo de moda brasileiro, marca reforça aposta na moda phygital como oportunidade de explorar novos modelos de negócio

Uso de ferramentas 3D para criação, modelagem e prova digital dos produtos, lançamento de loja exclusiva em realidade virtual para os consumidores interagirem com as peças: a Renner utilizou o que há de mais moderno para desenvolver uma coleção cápsula criada de forma 100% digital, utilizando amplamente o 3D e outros recursos inovadores. As peças começaram a ser vendidas no e-commerce da marca no dia 1º de abril, com entrega na casa dos clientes. Com a iniciativa, a Renner se torna a primeira grande varejista brasileira a fazer uma coleção com tecnologia tridimensional de ponta a ponta, unindo o mundo físico ao digital.

A coleção cápsula é parte da campanha Outono Inverno da varejista e consiste em 9 looks e 15 peças de moda feminina: os produtos trazem um mix de alfaiataria, estampas digitais com referências lúdicas que remetem a texturas da natureza e um toque esportivo. O principal diferencial é conectar, de ponta a ponta, as diversas tecnologias que a Renner já vem incorporando em etapas distintas do seu processo de criação e vendas. O resultado agrega inovação ao varejo e entrega aos consumidores uma experiência de compra diferenciada.

Foram utilizados softwares inovadores em todas as etapas de desenvolvimento, desde a criação e a modelagem, passando pela simulação de tecidos, texturas e estampas, para que a visualização do produto fosse o mais realista possível, garantindo a digitalização de toda a cadeia de desenvolvimento de produto de moda. A prova de roupas, que indica as adequações necessárias para dar mais conforto e vestibilidade, foi realizada em manequim virtual e sem o uso de amostras físicas — reduzindo custos, lead time e minimizando o impacto ambiental de todo processo.

Até o ciclo de aprovações internas ocorreu em um ambiente online. “Além de gerar uma coleção totalmente inovadora e alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, a iniciativa trouxe uma disrupção na forma como planejamos, desenvolvemos e vendemos roupas”, explica a diretora de Estilo da Lojas Renner, Fernanda Feijó.

O projeto pioneiro não se limita à criação das peças: a tecnologia 3D também está presente na jornada de compra. Uma loja 3D Renner, com realidade virtual, foi criada para apresentar os detalhes dos produtos e permitir que os clientes interajam com os itens. Será possível selecionar as peças, aproximar ou afastar o zoom e girá-las em 360°, com nível avançado de detalhes de cores e textura. Se desejarem fazer a compra, o sistema remeterá diretamente ao e-commerce da Renner.

“A coleção cápsula é mais uma iniciativa da Renner dentro do universo phygital, com objetivo de gerar produtos inovadores e experiências digitais surpreendentes. Queremos seguir avançando com o uso do 3D a serviço do encantamento do cliente, sempre explorando as possibilidades da tecnologia a favor da humanização e da cumplicidade, que são parte da essência da nossa marca”, afirma a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.

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