Após um 2022 positivo, a indústria italiana de maquinaria têxtil olha com optimismo para o ano em curso. Em 2023, após oito anos, a ITMA, a feira comercial mais importante do sector, regressa a Milão. É uma oportunidade para destacar a excelência da tecnologia italiana e estimular novos investimentos na indústria têxtil.

Promovida pela ACIMIT, a Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, realizou-se uma conferência de imprensa a 15 de Março na Villa Frua (Stresa, Itália) para revelar a participação italiana na ITMA, a principal exposição de máquinas têxteis, agendada de 8 a 14 de Junho na Fiera Milano – Rho

Durante o evento, Alessandro Zucchi, Presidente da ACIMIT, mostrou os números preliminares para 2022. Tanto a produção italiana como as exportações de máquinas têxteis aumentaram mais de 10% em comparação com o ano anterior. O valor da produção excedeu os 2,6 mil milhões de euros. Desse valor, 87%, ou cerca de 2,3 mil milhões de euros, foi realizado no estrangeiro. As exportações italianas destinaram-se principalmente à Ásia e Europa. Globalmente, as duas áreas absorveram 79% das vendas ao estrangeiro. A China, Turquia, Índia e Estados Unidos da América foram os principais destinos das vendas italianas no estrangeiro em 2022. Alessandro Zucchi: “Os resultados positivos não anulam, contudo, os obstáculos que as empresas enfrentam neste período. As questões críticas após a pandemia de Covid-19 foram amplificadas pelo conflito russo-ucraniano em curso. Mesmo neste início de 2023, existem condições desfavoráveis às empresas assim como inflação elevada, restrições ao funcionamento das cadeias de valor, e preços das matérias-primas energéticas acima da média dos últimos anos. Contudo, as previsões preparadas pelo Economic Office mostram uma melhoria no segundo semestre do ano e no período 2024-26, o que nos dá esperança”.

Com estas previsões, ITMA 2023, a principal feira comercial da indústria de maquinaria têxtil, a realizar em Junho em Milão, poderá ser a força motriz capaz de estimular o investimento no sector têxtil, e não apenas o italiano. Zucchi comentou: “Os nossos fabricantes estão muito confiantes sobre o evento do próximo mês de Junho. Como mostram os números sobre a presença italiana no evento: quase 400 expositores italianos, cerca de 36.000 metros quadrados, com um aumento da superfície ocupada superior a 20% em comparação com a edição anterior realizada em Barcelona. 30% da área total de exposição no ITMA 2023 será ocupada por fabricantes de maquinaria italianos”.

Durante a conferência de imprensa, foram anunciadas as várias iniciativas que a ACIMIT, com o apoio da Agência Comercial Italiana (ITA), pôs em prática para promover a participação italiana no ITMA. Roberto Luongo, o Director Geral da ITA, declarou: “A indústria italiana de maquinaria têxtil representa um dos principais sectores de produção para o nosso país devido à sua forte projecção nos mercados internacionais. As nossas tecnologias têxteis são consideradas de alto nível de qualidade, e para nós na ITA isto representa um elemento de grande orgulho e satisfação, que nos impele a apoiar as empresas italianas de uma forma cada vez mais convencida e decisiva, através de uma colaboração eficaz, agora consolidada e testada. ITMA é uma oportunidade única para a indústria italiana de maquinaria têxtil, devido ao elevado número de expositores e às dezenas de milhares de visitantes que ela usua//y atrai. Assim, como a ITA preparámos, de acordo com ACIMIT, um extenso projecto destinado a promover o sector italiano de maquinaria têxtil através da valorização dos três motores que o distinguem: tecnologia, digitalização e sustentabilidade. Temos 140 compradores estrangeiros de 25 países diferentes; isto será acompanhado por uma intensa e ampla campanha de comunicação em Itália e no estrangeiro que irá contribuir significativamente para aumentar a presença no evento de operadores profissionais de todo o mundo. Haverá/terá vários eventos de formação, centrados principalmente nas inovações apresentadas pelas empresas italianas na ITMA 2023, com especial enfoque nas tecnologias sustentáveis e nos processos de digitalização. E depois haverá os Prémios Italianos de Tecnologia Têxtil, organizados pela ITA e ACIMIT.

Os prémios serão atribuídos aos 18 estudantes mais merecedores das universidades têxteis dos países onde existem ou estão a ser criados Centros de Formação Tecnológica Têxtil Italianos: Bangladesh, Índia, Mongólia, Paquistão, Peru e Vietname”.

A campanha promocional através de canais sociais e tradicionais foi também particularmente significativa. O conceito que distingue as actividades de comunicação da ACIMIT em relação a IT MA 2023 é a SHAPING THE FUTURE. “O setor italiano da maquinaria têxtil, explica o presidente da ACIMIT, demonstrou nos últimos anos que sabe como olhar para o futuro para criar inovação e reforçar uma liderança tecnológica que está agora estabelecida e reconhecida internacionalmente. Moldar o futuro é um conceito que visa mostrar como os fabricantes italianos são atores-chave no desenvolvimento de toda a cadeia de fornecimento têxtil, capazes de delinear caminhos virtuosos que testemunham a natureza proativa de todo o setor e que permitem moldar o futuro do sector através dos três pilares, tecnologia, digitalização e sustentabilidade, que são também os temas-chave do ITMA 2023”.

Na edição de Milão da ITMA, uma feira comercial que sempre se caracterizou pelo elevado nível de inovação das suas propostas tecnológicas, sustentabilidade e digitalização serão os principais temas de discussão. Alessandro Zucchi: “A cadeia de fornecimento têxtil está a avançar para processos de produção cada vez mais competitivos, onde a redução dos custos de produção, através do menor consumo de água, energia e matérias-primas, é combinada com a atenção ao ambiente. Igualmente importante é a contínua transformação digital das empresas, um processo que irá/ permitirá aos fornecedores de tecnologia e aos seus clientes operar de forma cada vez mais construtiva e eficiente”.

Durante a conferência sobre o tema da sustentabilidade e digitalização, cinco empresas membros da ACIMIT também falaram, trazendo as suas experiências empresariais: Flainox, Itema, Marzoli, Salvadè, Sperotto Rimar. As suas contribuições destacaram a validade dos projectos que a ACIMIT tem vindo a prosseguir há alguns anos no campo da sustentabilidade e digitalização, nomeadamente o projecto Tecnologias Sustentáveis, com o Selo Verde como núcleo da iniciativa, e a certificação digital chamada ACIMIT Digital Ready. Ambos os projectos testemunham o empenho dos fabricantes italianos em duas áreas de importância estratégica para consolidar a liderança da tecnologia têxtil italiana também no futuro. Com o Selo Verde, que certifica o desempenho ambiental e económico das máquinas têxteis, as empresas membros comprometem-se a reduzir as emissões de C02 das suas máquinas através do constante aperfeiçoamento tecnológico. Com o Digital Ready, por outro lado, o objectivo é padronizar os dados de produção e gestão das máquinas têxteis italianas e a sua capacidade de serem integradas digitalmente na fábrica do cliente. Alessandro Zucchi concluiu: “Acreditamos que o futuro dos têxteis que queremos moldar reside numa oferta tecnológica sustentável e digitalizada”.

ACIMIT, a Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis, representa um sector industrial que compreende cerca de 300 fabricantes (que empregam cerca de 73.000 pessoas), que produzem máquinas por um valor superior a 2,6 mil milhões de euros, dos quais 8796 são exportados. Criatividade, tecnologia sustentável, fiabilidade e qualidade são as marcas que tornaram a maquinaria têxtil italiana líder mundial.

ITA – Agência Comercial Italiana é a agência governamental que apoia o desenvolvimento empresarial das nossas empresas no estrangeiro e promove a atracção de investimento estrangeiro em Itália. Com uma organização motivada e moderna e uma rede alargada de escritórios no estrangeiro, a ITA fornece informação, assistência, consultoria, promoção e formação a empresas italianas sma// e de média dimensão. Utilizando as mais modernas ferramentas de promoção e comunicação multicanal, actua para afirmar a excelência do Made in Italy no mundo

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