As empresas Vasart, Therpol e a Plataforma Circular desenvolveram uma coleção circular de vasos

Já imaginou ter um vaso produzido a partir do tecido de uma antiga calça jeans? Sim, essa novidade acaba de ganhar forma através da parceria de três empresas. Pensando em novos caminhos sustentáveis, a Vasart fez uma parceria com Therpol e a Plataforma Circular para o desenvolvimento de uma coleção circular de vasos, a Vasart Renova Therpol, que é produzida através da biotecnologia Therpol e de fibras de tecido aliadas ao plástico polietileno.

Como é feito o vaso jeans?

Esse processo possui algumas etapas importantes:

 1- Primeiramente, o app Plataforma Circular, da Cotton Move (que visa a redução do desperdício têxtil) coleta os jeans que estão no final do ciclo de uso. Em parceria com a Retalhar (que realiza a logística reversa), essas roupas são totalmente desmanchadas até virarem fibras.

 2- Depois disso, essas fibras são adicionadas ao therpol (termoplástico – uma biotecnologia à base da borracha da seringueira), usado atualmente na composição de diversos produtos.

 3- Por fim, a Vasart recebe o composto com o resultado dessa junção e, então, insere essa matéria prima à produção de seus vasos rotomoldados, que são feitos principalmente com polietileno. O melhor de tudo é que esse processo é circular, ou seja, no futuro, o vaso descartado vira vaso novamente!

Modelos

Inicialmente, as peças estarão disponíveis em 4 tamanhos diferentes: 58cm x 80cm; 45cm x 55cm; 58cm x 24cm; e 35cm x 40cm, todos na cor jeans e no formato dos vasos da coleção Bali, que levam muito charme para o décor.

Antes que o vaso jeans se tornasse uma realidade, os envolvidos percorreram um longo caminho de estudos, testes, reuniões e parcerias. “É uma grande honra fazer parte desse projeto, principalmente ao lado de empresas tão dedicadas à sustentabilidade. Essa parceria de sucesso só foi possível graças ao estudo, empenho e a vontade de todos em buscar soluções criativas e sustentáveis para o meio ambiente”, conta Silvana Novaes, diretora da Vasart.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266