Usar a inteligência artificial gerativa, que é, em linhas gerais, uma tecnologia que compreende algoritmos usados para criar novos conteúdos incluindo áudios, códigos, imagens, textos e até vídeos,  pode ser uma nova estratégia poderosa para aumentar vendas e aprimorar a experiência do cliente. Agora esse conceito chega ao mundo da moda com um potencial de auxiliar as empresas a se tornarem mais produtivas.

“Há anos a indústria da moda vem experimentando novas tecnologias, mas teve pouca experiência com a IA gerativa, que como o GPT 4 pode ser aplicada de diversas formas dentro das empresas, com o objetivo de impulsionar as vendas. Para se ter uma ideia do potencial dessas soluções, basta observarmos dados listados em uma pesquisa da McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, que apontaram uma alta nos próximos três a cinco anos, mostrando que a IA gerativa pode adicionar entre US$150 bilhões e US$275 bilhões aos lucros operacionais dos setores de vestuário, moda e luxo”, comenta João Risoleo, CEO da uMode, startup que oferece soluções para marcas de moda com o objetivo de aumentar o impacto e a disrupção na forma de se vender produtos em escala.

Pensando nisso, o especialista explica cinco maneiras de usar a IA gerativa para aumentar suas vendas. Confira:

  1. Desenvolvimento de conteúdo persuasivo: use a IA gerativa para criar um conteúdo envolvente, como descrições de produtos, anúncios, e-mails de marketing e mensagens de mídia social. Nessa questão a IA pode ajudá-lo a encontrar uma linguagem adequada para cada estilo de comprador e, assim, atrair e convencer seus clientes potenciais;
  2. Personalização da experiência: a IA pode analisar dados do cliente e fornecer recomendações personalizadas, isso pode incluir sugestões de produtos com base em suas preferências anteriores ou necessidades específicas. Lembre-se que quanto mais personalizada a experiência, maior a probabilidade do cliente efetuar a compra;
  3. Respostas instantâneas: use chatbots baseados em IA gerativa para fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia e 7 dias por semana. Esses chatbots podem responder perguntas comuns dos clientes e fornecer assistência na escolha dos produtos e auxiliar no processo de compra, 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma mais próxima do humanizado possível;
  4. Geração de leads qualificados: a IA pode identificar e qualificar leads com maior probabilidade de converter em clientes pagantes, analisando os dados comportamentais e de interação do cliente para identificar padrões e prever quais leads têm mais probabilidade de se transformarem em clientes potenciais;
  5. Análise preditiva de tendências de mercado: nesse quesito, a IA pode ajudar a identificar tendências emergentes do mercado, permitindo que você antecipe sua demanda por determinados produtos ou serviços e se adapte rapidamente às mudanças do mercado, através da interpretação de redes sociais, google search, performance de produtos em e-commerces;

“Não se esqueça que a IA gerativa não substitui totalmente as estratégias de vendas tradicionais, em vez disso, ela as aprimora e as complementa. Lembre-se sempre de manter o equilíbrio entre a tecnologia e a abordagem humana para garantir que seus clientes sintam-se valorizados e atendidos de maneira adequada”, finaliza João.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 98526-1266