O Grupo melhora a sua oferta de comércio electrónico para empresas de moda e reforça o seu posicionamento como um actor essencial da Indústria 4.0.
A Lectra anuncia a assinatura de um acordo para a aquisição da totalidade capital e direitos de voto da empresa francesa Neteven. Um actor global importante na moda, mercados automóvel, e mobiliário, a Lectra concebe e produz soluções de inteligência industrial – software, hardware, dados e serviços – para marcas, fabricantes e distribuidores.
Fundada em 2005, a Neteven desenvolveu uma oferta particularmente inovadora, baseada numa plataforma SaaS e serviços associados, o que permite às marcas simplificar e controlar eficazmente a distribuição dos seus produtos nos maiores mercados on-line do mundo.
A plataforma SaaS centraliza o catálogo de produtos e informações sobre níveis de stock, preços de venda e encomendas, em ordem para automatizar e facilitar a distribuição nos mercados em linha.
A Neteven ajuda os seus clientes a poupar tempo na gestão dos seus canais de distribuição e a ganhar mais tempo a nível local e visibilidade internacional dos seus produtos, a fim de atingir mais consumidores. A equipa Neteven fornece os seus conhecimentos tecnológicos e de serviços a marcas de prestígio para as ajudar a optimizar a sua estratégia de comércio electrónico.
“Com a crise da COVID-19, o comércio electrónico conheceu um verdadeiro boom em todo o mundo da mesma forma como mercados que representam agora 40% das vendas em linha. Os mercados oferecem um enorme potencial em termos de do público consumidor e dar acesso extremamente rápido aos mercados internacionais, tudo isto limitando a investimentos e riscos ligados à abertura de múltiplos canais de distribuição. No entanto, a ausência de normas e a gestão de múltiplas interfaces é um verdadeiro impedimento ao desenvolvimento de estratégias omnichannel para marcas ou distribuidores. É aqui que a Neteven toma medidas, eliminando essa complexidade e simplificando a distribuição através mercados”, diz Greg Zemor, CEO e co-fundador da Neteven. “Com a Lectra, conseguiremos cobrir os toda a cadeia, desde a produção até à distribuição. Responderemos às questões de estratégia directa ao consumidor das marcas. Esta união permitir-nos-á ir ainda mais longe em termos de inovação, criação de valor, e negócios, bem como expansão internacional”, acrescenta ele.
Neteven é o complemento perfeito para as outras soluções recentemente adquiridas pela Lectra, Kubix Link (produto gestão do ciclo de vida e gestão da informação sobre produtos – PLM, PIM) e Retviews (competitivo inteligência e análise de tendências). A combinação das três ofertas permitirá à Lectra fornecer ainda mais resposta abrangente às necessidades dos seus clientes de moda. Capacitando os clientes através da inteligência industrial 2/2 Esta aquisição está em linha com a estratégia da Lectra de expandir a sua presença no mercado da moda, cobrindo um parte adicional da cadeia de valor dos clientes.
“Estamos encantados por receber as talentosas equipas Neteven na Lectra. Graças ao seu empenho, elas têm desenvolveram um produto inovador e trarão uma forte especialização em comércio electrónico e no mercado ecossistema à Lectra”, diz Daniel Harari, Presidente e CEO, Lectra. “Iniciado em 2017, o objectivo da Lectra A estratégia 4.0 é posicionar a Lectra como um actor indispensável da indústria 4.0 nos mercados que serve a partir de agora e 2030. Juntando forças com a Neteven, seremos capazes de responder mais amplamente às expectativas dos nossos clientes, acompanhando-os na digitalização e automatização da sua criação de valor e comercialização processos”, conclui ele.
A transacção diz respeito à aquisição de 80% da Neteven por 12,6 milhões de euros, neste momento. A aquisição do restante capital e direitos de voto terão lugar em Junho de 2025, por um montante entre 0,6 a 0,9 vezes 2024, receitas recorrentes.