Empresa combina inovação têxtil e conforto com práticas ambientais responsáveis, contribuindo para uma moda de baixo carbono e com menos impacto hídrico
Foto: Divulgação/Vicunha Têxtil
São Paulo, abril de 2025 – A Vicunha, multinacional brasileira e uma das maiores fabricantes de denim do mundo, participa da Kingpins Amsterdam, nos dias 16 e 17 de abril, para apresentar sua nova coleção outono/inverno 26/27. Entre os destaques estão a linha Retro Soft, que traz um denim com visual vintage e toque refinado, enquanto Beyond Colors oferece tecidos ecru prontos para tingimento, alinhando-se às tendências atemporais.
Com foco em práticas ambientais responsáveis, as famílias GreenCore e Zero Fresh Water incorporam, respectivamente, fibras de algodão sustentável e produção a partir de água de reúso. A empresa também reforça a sustentabilidade de seus artigos com o uso de energia 100% eólica e renovável no processo produtivo, apoiando uma moda de baixo carbono e de menor impacto hídrico.
Inovação e sofisticação em denim
Foto: Divulgação/Vicunha Têxtil
A nova coleção da Vicunha traz seis famílias conceituais, cada uma alinhada a megatendências globais e às demandas por conforto e responsabilidade ambiental. Os produtos Soft Touch se destacam pela suavidade e toque refinado, alinhando-se às exigências do consumidor contemporâneo.
Entre os lançamentos, Retro Soft ganha evidência por seu algodão brasileiro de alta qualidade e tecnologia de fio avançada, proporcionando um denim autêntico com visual vintage e lavagens inspiradas na estética Y2K, em referência aos anos 2000. Já a família Beyond Colors traz tecidos ecru com visual denim, prontos para tingimento e que combinam textura e conforto em cores atemporais.
“Com a coleção outono/inverno 26/27, nosso objetivo é mesclar inovação, criatividade e sustentabilidade, preservando a essência do denim original, oferecendo tecidos que combinam conforto, toque único e uma identidade distinta. O consumidor de jeans de hoje busca um denim singular, que combine estética e bem-estar com novas tecnologias e soluções ambientais, e é exatamente isso que estamos trazendo para o mercado,” diz Kursad Cakilcioglu, gerente de desenvolvimento de produto e vendas da Vicunha Europa.
Sustentabilidade em primeiro plano
Foto: Divulgação/Vicunha Têxtil
O cuidado da Vicunha com o meio ambiente está em todo o processo produtivo e no produto final. No último mês de março, a Vicunha deu mais um importante passo no sentido da descarbonização com um acordo firmado com a Enel. Nele, as unidades da empresa no Nordeste do Brasil passarão a consumir energia 100% renovável, abastecidas por energia eólica autoproduzida a partir de cinco usinas eólicas localizadas no Piauí. O acordo permite à Vicunha produzir energia limpa capaz de suprir o seu consumo de forma sustentável e minimizando a emissão de CO2. Essa iniciativa se soma a práticas adotadas há décadas pela companhia, como o uso de biomassa para abastecer as caldeiras de suas fábricas, entre outras.
Durante a feira, a empresa também reforça seu posicionamento sustentável com as famílias GreenCore e Zero Fresh Water. A primeira incorpora um mix de fibras de algodão de cultivo regenerativo, algodão orgânico e reciclado, além de fibras de celulose, contribuindo para reduzir o impacto ambiental. Já a segunda linha de produtos é produzida sem água de manancial, ou seja, apenas com água de reúso. Isso porque a produção de tecidos na unidade fabril de Pacajus, no estado do Ceará, é abastecida pela pioneira estação de tratamento VSA, que permite o reúso de água de esgoto da região para processos industriais.
Outro destaque fica por conta da adoção do Lycra QIRA, um elastano com base biológica que reduz emissões de carbono, e do pigmento sustentável Nature Coatings, uma alternativa 100% de base biológica ao tradicional carbono negro.
“A sustentabilidade não é apenas um pilar estratégico para a Vicunha, está na raiz da companhia e é um compromisso contínuo. Com iniciativas como a ampliação da família GreenCore e o desenvolvimento de soluções como a linha Zero Fresh Water, reforçamos nossa missão de oferecer tecidos inovadores com menor impacto ambiental”, ressalta Kursad Cakilcioglu.
Debate sobre soluções sustentáveis para o denim
Como parte de sua programação na feira, a Vicunha participa da mesa-redonda “Revolutionizing Denim: Water Solutions for a Sustainable and Prosperous Future“, que discutirá iniciativas sustentáveis para a indústria têxtil. Luiz Eduardo Veloso, Gerente Geral de Desenvolvimento de Produto da Vicunha, integrará o painel ao lado de grandes nomes do setor, como Alexander Bock (COO da Bluconnection) e Andrea Rosso (Embaixador de Sustentabilidade do OTB Group/Diesel).
“A água é um dos recursos mais preciosos da nossa indústria, e inovar em soluções para otimizar seu uso é essencial para um futuro mais sustentável. A gestão dos recursos hídricos é ainda mais importante para a Vicunha, pois nossas unidades produtivas estão localizadas na região semiárida do Brasil, onde a escassez de água é um desafio natural. Por isso, estamos entusiasmados em compartilhar nossas iniciativas na Kingpins e explorar novas possibilidades para uma cadeia de fornecimento mais responsável. Este painel também será uma oportunidade de compartilhar estratégias pioneiras, destacar colaborações entre os players da cadeia e discutir como ações coordenadas em toda a cadeia de produção estão promovendo maior eficiência e sustentabilidade,” acrescenta Luiz Eduardo Veloso.
Serviço
Kingpins Show Amsterdam
16 e 17 de abril de 2025
Local: Sugar Factory, Amsterdam
Estande: Yellow Area / Booth #11
Sobre a Vicunha
Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com quase 60 anos no mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas. Celebrando a multiplicidade de um mundo em constante evolução, a Vicunha tem como propósito estimular a cultura do jeanswear, para que cada pessoa no mundo encontre seu jeans.