Solução desenvolvida pela Delta Máquinas oferece recursos de automação para controlar variáveis do processo de acabamento na operação das fábricas, gerando dados que ajudam a medir e melhorar o desempenho.
A automação na indústria têxtil tem desempenhado um papel fundamental na busca por eficiência e produtividade, especialmente com o uso de equipamentos que se integram a soluções já consolidadas no processo fabril, gerando ganhos significativos. É o caso do Non-Stop, ítem complementar desenvolvido pela Delta Máquinas, que amplia a automação e otimização da produção desse setor.
Projetado para ser acoplado na saída de máquinas como Rama, secadores para impressoras digitais e calandras de sublimação, o Non-Stop entrega os rolos de malha com diferenciais de qualidade e informação, além de padronizar e facilitar as atividades desta etapa do processo.
Com foco em maximizar a precisão, o Non-Stop oferece benefícios essenciais para o setor. Entre eles, destacam-se os acionamentos eletrônicos com controle de estiramento, que garantem que a malha seja tratada com a tensão ideal; a revisão de qualidade com apontamento de defeitos; e uma visão ampla, potencializada pela iluminação superior e inferior, que assegura maior assertividade na inspeção.
“Quando aplicamos o Non-Stop com opcionais, conseguimos acompanhar 100% da produção em tempo real, garantindo a padronização dos dados e a minimização de erros operacionais. Isso reflete diretamente na qualidade e na eficiência do processo produtivo”, comenta Fábio Kreutzfeld, CEO da Delta Máquinas.
O equipamento ainda conta com uma mesa de inspeção com vidro temperado antiestático, que evita danos ao material; um JBOX acumulador, que evita paradas e acelera a produção; e um sistema de alinhamento com sensores de alta definição, que garantem um perfeito alinhamento da borda do rolo. Além disso, a automação proporcionada pelo Non-Stop reduz significativamente os defeitos operacionais e garante a padronização do processo.
Entre a variedade de opcionais que a solução tem estão o conta metros, sensor régua digital, cortador transversal e diversos softwares especializados, que auxiliam no cálculo de gramatura, contagem de defeitos e integração de dados com ERP. Esses recursos automatizam tarefas críticas, eliminam a necessidade de transcrição manual e oferecem controle total sobre a produção.
Outra vantagem destacada é a redução de perdas de material. O equipamento elimina a necessidade de recortes de amostras para controle de gramatura, pois a máquina realiza o cálculo de forma automatizada e precisa, evitando desperdícios.
“O Non-Stop da Delta Máquinas é uma solução completa para uma das principais etapas do processo de acabamento na indústria têxtil, otimizando as atividades operacionais, entregando dados essenciais para a gestão e garantindo a qualidade final do produto, finaliza o CEO.
Sobre a Delta Máquinas Têxteis
Fundada em 2007 em Pomerode (SC), a Delta Máquinas Têxteis é referência em tecnologia para otimização da produção industrial têxtil através do desenvolvimento de máquinas, equipamentos e softwares. São mais de 50 produtos em seu portfólio, aplicados aos processos de tecelagem plana, malharia circular, estamparia, acabamento e confecção. A Delta desenvolve ainda projetos de automação exclusivos, de acordo com a necessidade de seus clientes. Com foco na indústria 4.0, alinha automação, gestão de dados e padronização de processos inteligentes, possui mais de 300 clientes localizados no Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, El Salvador, Honduras, Guatemala e México.