Frankfurt, 26 de julho de 2024 – Em um documento publicado hoje, as empresas organizadas na Associação de Máquinas Têxteis da VDMA comentam sobre os regulamentos ambiciosos da UE e sua implementação nacional para a transformação sustentável e circular da indústria têxtil e de vestuário.

A produção de têxteis exige uma grande quantidade de recursos, como água, energia e produtos químicos. “Os membros da VDMA Textile Machinery apoiam os clientes em todo o mundo com produtos que utilizam grande potencial já na fase de produção têxtil, visando reduzir as emissões de CO2”, explicou Verena Thies, Vice-Presidente da VDMA Textile Machinery.

A declaração de posição enfatiza a importância de processos eficientes, economia circular e regras vinculativas para todos os participantes do mercado. Além disso, o documento resume o status dos processos de reciclagem têxtil-para-têxtil, bem como as condições estruturais para o reprocessamento de reciclados. As empresas da VDMA Textile Machinery desenvolvem processos e tecnologias para reciclagem, oferecendo os pré-requisitos técnicos para o reuso eficiente e a reciclagem de matérias-primas têxteis, sejam fibras naturais ou sintéticas.

A Diretoria Executiva da VDMA Textile Machinery destaca também que os novos regulamentos da UE para a economia circular e sua implementação nacional devem ser projetados com metas realistas, efeitos mensuráveis e com o mínimo de burocracia possível. Além disso, a supervisão do mercado é necessária para garantir igualdade de condições para todos os participantes.

Em nome da indústria, a Associação de Máquinas Têxteis da VDMA faz um apelo para a criação de melhores condições de localização na Alemanha e na UE, visando um ambiente favorável à inovação e competitividade para a fabricação de máquinas têxteis, promovendo significativamente a sustentabilidade da indústria têxtil. A Associação de Máquinas Têxteis enfatiza fortemente a necessidade de uma ampla oferta de energia verde de baixo custo, essencial para a implementação e o uso sustentável de soluções de reciclagem na indústria manufatureira. A associação também considera a melhoria das condições de localização (potencial para mão de obra qualificada, redução da burocracia, períodos de aprovação mais curtos, segurança e previsibilidade de investimentos, além da redução da carga tributária) como fatores decisivos para apoiar negócios sustentáveis na indústria têxtil e de vestuário, altamente competitiva.

O documento completo pode ser lido e baixado através dos seguintes links: www.vdma.org/textile-machinery e www.industryarena.com/m4t.

O programa de produção e serviços dos membros da VDMA Textile Machinery inclui equipamentos e tecnologias para reciclagem de resíduos de produção têxtil, têxteis, auxiliares têxteis ou calor residual, além de processar materiais reciclados em têxteis. Uma visão geral está disponível aqui: Máquinas para reciclagem e processamento de materiais reciclados – vdma.org – VDMA.

Fale com a Revista Têxtil
//
Chame no WhatsApp
(11) 99595-2104