O dia 21 de abril é marcado não somente pelo feriado de Tiradentes, mas também pelo Dia da Indústria Têxtil. Ao menos para nós, que vivemos imersos neste mundo fascinante, que transforma produtos, matérias, cria tendências e faz história. E o setor não para de inovar.
A Inteligência Artificial veio para transformar o mundo do trabalho. Quem nos contou um pouco sobre as novidades envolvendo as IA´s foi Camila Borelli, presidente da ABTT. A IA tem tido um papel importante para a cadeia produtiva, como aumento de produtividade, otimização de tempo, qualidade do produto… São diversos benefícios que têm aparecido ao nosso setor.
Falando em dia de comemoração, tivemos também o Dia da Terra, comemorado em 22 de abril. E claro, a nossa cadeia produtiva têxtil tem sido um grande pólo inovador para reciclagem, sustentabilidade e tecnologias para diminuir cada vez mais o impacto ambiental da indústria. Principalmente com a economia circular, que vem mostrando grande preocupação do setor com os desafios globais eco-sociais.
Mostramos, neste número, a Denim com parceria inédita para a utilização de algodão regenerativo; as fibras Tencel Lyocell, recicladas mecanicamente. A economia circular e a sustentabilidade estão bem presentes neste número.
Fomos convidados para o Colombia Tex e , como não poderia ser diferente, temos uma cobertura especial para você. Foram três dias de eventos onde foi mostrado que estamos caminhando a passos largos em direção a uma indústria mais consciente e sustentável.
Além disso, mostramos também a pré-conferência que a ACIMIT organizou em Stresa, na Itália, como um preparativo para a ITMA 2023. Com o tema “Moldar o Futuro”, fomos presencialmente conferir o que a indústria está pensando para este 2023.
Benefícios e novidades que estarão presentes também na ITMA 2023, que será realizada em Milão no próximo mês de junho. Podemos esperar um grande evento, sobre os desafios atuais que a indústria têxtil pode alcançar a, com sustentabilidade, alavancando tecno-
logias inovadoras.
Não há futuro sem a indústria têxtil. São milhões de empregos no mundo, milhares no Brasil. Não há indústria sem sustentabilidade hoje. E nosso setor, como sempre vem acontecendo, mostra os melhores caminhos e tecnologias para cuidarmos do planeta e reduzir os impactos.
Uma boa leitura.