Marca promoveu evento na Oca do Ibirapuera, em São Paulo, na noite do dia 24
A primavera simboliza o florescimento interno e externo de cada um de nós. Inspirada por essa conexão profunda entre a abundância da próxima estação e o brilho das pessoas, a Renner, maior varejista de moda omni do país, lança sua coleção Primavera-Verão 2022 com uma campanha de comunicação que tem o mote “Você fica incrível de primavera”. O ponto alto aconteceu na última quarta-feira, 24 de agosto, em um evento na OCA do Ibirapuera, em São Paulo, que contou com o primeiro desfile presencial da marca em quase dois anos e meio.
A nova coleção da Renner foi inspirada na Quinta Essência, que simboliza a união entre os quatro elementos da natureza — fogo, terra, água e ar — e sua capacidade de aguçar todos os sentidos. O evento na capital paulista materializou todo este universo: desde as texturas e cores das peças desfiladas até a cenografia. A varejista ofereceu uma experiência imersiva que conectava moda, tecnologia e natureza, em sintonia com a estratégia omnichannel da marca e com o seu posicionamento de sustentabilidade.
As peças da coleção foram apresentadas em 50 looks, dez deles criados exclusivamente para a ocasião, e que já estão à venda no e-commerce. Os quatro elementos são representados por componentes do cenário: a terra, pela ambientação dos lounges; a água, pela passarela, que é circular e reflete os looks desfilados; o fogo, pela cenografia do palco; e o ar, representado por um espaço que dará visibilidade às ações do selo Re — Moda Responsável (que identifica os produtos mais sustentáveis da Renner), e às iniciativas de redução do impacto ambiental do evento. Após o desfile, aconteceu um pocket show da cantora Luedji Luna.
“Em todas as nossas campanhas, buscamos reforçar a cumplicidade que sempre cultivamos com o público. Nos últimos anos, a Renner apostou ainda mais em inovação e no digital para se manter próxima dos clientes, celebrando as conexões humanas com o cuidado e a responsabilidade que o momento pedia. Nesta virada de coleção, recebemos a primavera movidos pelo brilho dos reencontros, em um conjunto de ações que traduzem a potência da natureza, com a energia dos quatro elementos presentes em cada um de nós, e valorizando pilares que são essenciais para o nosso negócio, como a omnicanalidade e a sustentabilidade”, diz a diretora de Marketing Corporativo da Lojas Renner, Maria Cristina Merçon.
Reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade, a marca adotou uma série de medidas para diminuir o impacto ambiental do evento, entre elas a utilização de gerador à base de biodiesel; o veto aos plásticos de uso único; a escolha de paisagismo sustentável, com componentes que terão um ciclo de vida prolongado após o evento; o reaproveitamento de materiais; e também a doação dos materiais excedentes para upcycling. Além disso, a Renner implementou medidas para neutralizar todas as emissões de carbono da operação, o que garantiu o selo de “evento neutro”.
O coquetel servido aos convidados foi assinado pela renomada chef Renata Vanzetto. Entre as presenças especiais do evento e da campanha, destaque para o atleta Paulo André Camilo, o PA (@iampauloandre), e a atriz Camila Queiroz (@camilaqueiroz) que fecharam o desfile da marca. A noite também teve presença da modelo Mariana Goldfarb (@marianagoldfarb) e da influenciadora Jade Magalhães (@ajademagalhaes), entre outros criadores de conteúdo. Na frente digital, o evento teve cobertura completa em tempo real nas redes sociais da varejista. O público acompanhou a chegada dos convidados, o backstage e os preparativos para a passarela, além de spoilers da coleção e das ativações preparadas para a noite de lançamento. Às 20h, também foi realizada uma transmissão ao vivo do desfile no Instagram da marca.
Outras iniciativas
A campanha que celebra a virada de coleção, a também contempla um filme que simula a perspectiva de uma câmera oculta e captura os movimentos de diferentes pessoas aproveitando o clima quente da estação. Alternando técnicas em live action e stop motion, a produção flagra momentos espontâneos de encontro, partilha e alegria. O filme é assinado pela SUNO Paim e está sendo veiculado em TV aberta e no YouTube desde o dia 24 de agosto.
Para completar o conjunto de ações omni que marcam a virada de coleção da Renner, a varejista preparou uma série de lives que acontecem durante os meses de agosto e setembro. Além da transmissão do evento de lançamento de coleção, outro destaque é a Live Shop de Virada Primavera-Verão, dia 1º de setembro às 20h, que será transmitida através do site e do app da Renner. Os influenciadores Amanda Mendes (@todecrespa) e Leonardo Coloral (@coloralmachomoda), do squad de parceiros da Renner, vão apresentar as tendências da estação, criando looks para diferentes temperaturas, adaptados a diversos tamanhos e estilos.
No total, levando em conta as diferentes ativações que estão planejadas, a Renner mobilizou um squad de mais de 35 creators parceiros para movimentar a chegada da primavera no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok. A Rennata, persona digital da varejista, marca presença em diversos momentos da campanha, apresentando o conceito e as tendências da estação, promovendo interações com o público nas redes sociais da Renner no dia do desfile e ainda gerando conteúdo após o lançamento da coleção.
Nas redes sociais, o público também pode conferir nas próximas semanas fotos que exploram os detalhes da nova coleção e dialogam com o conceito da campanha. Os ensaios, realizados em estúdio e na Praia da Arapuca, na Paraíba, apresentam as novidades da marca em variadas cores, materiais e silhuetas: um exemplo são os linhos com texturas que remetem a pedras e os tricots confeccionados em pontos que simbolizam as tramas da natureza. Outro destaque fica por conta dos acetinados e alfaiataria, que trazem a fluidez e o movimento das águas, junto aos aviamentos que garantem sofisticação e imprimem um olhar único e autoral para a coleção.